Abecedário

Universidades, escolas e rankings

 -

Produzido pela repórter Sabine Righetti, blog esmiúça dados do RUF (Ranking Universitário Folha) e de outras avaliações de educação, além de abordar o que acontece nas salas de aula do ensino infantil à universidade.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Alunos tentam impedir que escola vire centro de compras

Por Sabine Righetti

Um grupo de alunos, ex-alunos, pais e moradores da zona norte de São Paulo está tentando impedir que uma escola centenária da região vire um centro de compras.

Os alunos do colégio Bom Jesus Santo Antônio, localizado no bairro do Pari, ficaram sabendo do fim da escola quando voltaram das férias de julho. As portas serão fechadas no final do ano.

O Bom Jesus é comandado por  frades franciscanos, grupo que começou um projeto educacional no Brasil no século 19. Hoje há unidades da escola no Rio de Janeiro, em São Paulo e em todo o Sul do país.

Eu conversei com uma das líderes do movimento contra o fechamento da unidade do Pari, a ex-aluna Fernanda Hernandes.

Ela guarda até hoje o diploma do avô, que concluiu o mesmo Bom Jesus em 1936. Depois disso, seus pais estudaram lá, ela passou por lá e agora seus dois filhos estão matriculados na mesma escola.

“Estávamos preparando uma festa para os 100 anos da escola”, conta.

Os franciscanos, de acordo com ela, estão irredutíveis. Mas o grupo de salvamento não desiste: quase 500 pessoas estão reunidas na comunidade “Salvem o BJ!!!!!” do Facebook discutindo diariamente estratégias para convencer os frades a desistirem da venda.

Na agenda de atividades está previsto um grande ato na escola no dia 19 de outubro, um sábado, às 10h.

“Estamos em luto”, dizem os membros da comunidade.

O interessante, nessa luta, é observar a relação das pessoas com a escola.

A importância da escola vai além dos seus indicadores em avaliações como o Idesp ou o Enem. Não tem nada a ver com a quantidade de aprovados do Bom Jesus na USP. A comunidade tem uma relação de apego com a escola e com a sua história.

Isso é algo raro hoje em dia, que talvez esteja acabando junto com a história do Bom Jesus.

 

Blogs da Folha