Abecedário

Universidades, escolas e rankings

 -

Produzido pela repórter Sabine Righetti, blog esmiúça dados do RUF (Ranking Universitário Folha) e de outras avaliações de educação, além de abordar o que acontece nas salas de aula do ensino infantil à universidade.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Como se aprende a dar aula?

Por Sabine Righetti

Toda vez que eu entrevisto algum especialista em educação, faço as mesmas perguntas: como se aprende a dar uma boa aula? O que forma um bom professor?

Em geral, escuto a mesma reposta: o problema é que os professores tendem a dar aula do jeito que tiveram aula. Aí o modelo sempre se reproduz e ninguém inova na sala de aula.

Faz sentido.

Quando eu comecei a dar aula, eu reproduzia tudo o que vi na minha vivência escolar. Até o jeito de se posicionar em sala de aula. O jeito de olhar. As pausas.

Até que passei um tempo nos Estados Unidos e tive outra experiência didática. Passei a questionar meus modelos.

Hoje, estou fazendo um exercício para entender como diferentes aulas têm de ser dadas.

SEM POWER POINT

Nessa pesquisa de campo, descobri coisas legais.

Alguns professores com quem tive contato, por exemplo, começam o semestre tentando tatear o nível dos alunos que encontram. E, a partir daí, montam as suas aulas.

Outros fazem aulas totalmente participativas, em formato de debate, com a sala em formato de círculo, sem exposição e sem power point.

Tem alguns que trazem um problema para a sala de aula, pedem para os alunos resolverem e então entram com a teoria.

É o caso por exemplo da professor Jonilda  Ferreira, que conheci no Nordeste. Ela dá aula na rede municipal de uma escola da Paraíba sem giz e lousa.

Ensina fração “na pizzaria de um amigo”, por exemplo. A escola tem, sozinha, mais medalhas de ouro em olimpíadas de matemática do que todas as escolas públicas juntas da maioria dos Estados do Brasil (leia aqui).

Antes de dar aula, é importante ter contato com diferentes metodologias para ter condições de escolher –ou de criar– a sua própria técnica.

Você dá aula? Conte para a gente como desenvolveu a sua técnica!

 

Blogs da Folha