Concorrência por vaga em medicina na USP mais do que dobra em dez anos

Por Sabine Righetti

Quem quiser fazer medicina na USP hoje vai ter de suar bem mais a camisa do quem optou pelo curso há dez anos. A concorrência pela medicina mais do que dobrou nesse período.

O antigo curso “medicina e ciências médicas” da USP tinha 33,21 candidatos por vaga no vestibular de 2006 –era a 13º carreira mais procurada da universidade. Vinha atrás do campeão publicidade (então com 61,66 candidatos por vaga), jornalismo (54,37) e educação física (40,12).

Neste ano, 71,93 candidatos vão disputar cada vaga do curso de medicina da USP em Ribeirão Preto (interior de São Paulo) –isso é mais do que o dobro da demanda por “medicina” há dez anos. Medicina em Ribeirão Preto é o curso mais concorrido da USP nesse ano.

Baixe app da Folha que ‘adianta’ nota no Enem

Ainda dá tempo: faça simulado on-line da Fuvest

Fuvest muda locais de prova por causa de ocupações

Na lista dos cursos de maior demanda da USP, também estão psicologia em São Paulo (com 59,80 candidatos por vaga) e medicina na capital paulista (58,75 candidatos por vaga).

A procura por medicina em Ribeirão Preto aumentou 30% em relação ao ano passado: são quase 22 candidatos a mais por vaga. Em comparação ao ano passado, psicologia em São Paulo também tem quase 20 candidatos a mais por vaga e, medicina em São Paulo, tem oito candidatos a mais por vaga.

De acordo com a USP, a demanda aumentou nesse ano em relação ao ano passado por causa da reserva de vagas para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). A prova da Fuvest que acontece neste domingo (29) vai selecionar os candidatos para 9.568 vagas da universidade –outras 1.489 vagas da USP serão oferecidas por meio do Sisu.

Os três cursos de menor demanda (menos de dois candidatos por vaga) na Fuvest desse ano são ciências da informação, música e saúde pública –os dois primeiros em Ribeirão Preto e, o último, na capital paulista. Isso não significa, porém, que sejam cursos mais “fáceis” de se entrar na USP. Tudo depende do desempenho dos candidatos que estão prestando o exame.

Confira abaixo os dez cursos mais concorridos da Fuvest nesse ano e há dez anos. E, se você vai fazer Fuvest neste domingo, boa prova!

Dez cursos mais concorridos da Fuvest 2016

1º Medicina Ribeirão Preto
2º Psicologia São Paulo
3º Medicina São Paulo
4º Relações internacionais
5º Audiovisual
6º Psicologia Ribeirão Preto
7º Artes cênicas – bacharelado
8º Publicidade e propaganda
9º Engenharia civil São Carlos
10º Jornalismo

Dez cursos mais concorridos da Fuvest 2006*

1º Publicidade e propaganda
2º Jornalismo
3º Audiovisual
4º Design
5º Educação física
6º Relações internacionais
7º Artes cênicas – bacharelado
8º Fisioterapia
9º Psicologia São Paulo
10º Turismo

 

*o curso para oficial da PM, que em 2006 era realizado pela Fuvest, foi excluído da lista para viabilizar a comparação das carreiras