Enem: veja em qual universidade você consegue entrar via app da Folha

Por Sabine Righetti

Quem fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2016 pode, a partir desta quarta (18), ter uma ideia de quais universidades conseguirá entrar com sua pontuação no exame. Basta inserir a nota oficial na prova, divulgada pelo MEC, no app Quero a Minha Nota! 2016, da Folha em parceria com a empresa de tecnologia educacional TunEduc.

Funciona assim: se você já baixou o app e já tinha inserido suas respostas no Enem 2016, basta fazer uma atualização da sua nota conforme a divulgação oficial do MEC.

Se você ainda não estava usando o app, você pode baixá-lo agora. Acesse as lojas da Apple ou o Google Play –o aplicativo é gratuito. Até agora, mais de 300 mil alunos usuários, de cerca de 20 mil escolas de todo o país, estão usando o sistema. É um dos apps mais baixados no país na área de educação.

X

A partir das notas no exame, os usuários poderão checar suas chances de entrar nos cursos que participam do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Isso será feito a partir de um cálculo com base nas notas de corte do ano anterior –é o “SiSumetro”, ferramenta que integra o app (saiba mais aqui).

O Enem é o principal exame que avalia o ensino médio do país. Desde 2009, serve como processo seletivo de universidades federais e de parte das estaduais e das públicas. Em 2016, o exame teve mais de nove milhões de inscritos.