Folha lança simulado para o Enem para fazer em 1 hora

Por Sabine Righetti
X

Folha e a empresa de tecnologia educacional Adaptativa lançam, nesta segunda (23), um simulado para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que dá para ser feito em 1 hora.

O simulado traz 20 questões –cinco em cada uma das quatro áreas abordadas no exame– com os temas mais recorrentes na prova. A expectativa é que os estudantes gastem até três minutos para resolver cada questão. Com isso, é possível terminar o simulado inteiro em 1 hora.

O exame real conta com 180 questões, divididas em dois dias.

Quem fizer a simulação da Folha receberá, assim que terminar, uma nota baseada nos erros e nos acertos na prova. Com o simulado, os estudantes que vão prestar o Enem conseguem ter uma ideia do que mais precisam estudar na reta final até a prova.

Neste ano, o Enem acontece em dois domingos: 5 e 12 de novembro. No primeiro domingo, o exame aborda linguagens e ciências humanas, além de redação, com 5h30 de prova. No domingo seguinte, serão cobrados matemática e ciências da natureza em 4h30 de exame.

O número de inscritos no Enem deste ano foi o menor desde 2013: 6,1 milhões de alunos. A nota do exame é usada no processo seletivo das universidades federais e de algumas instituições de ensino estaduais e privadas.