Calcule sua nota no Enem em aplicativo da Folha

Por Sabine Righetti
X

Quem fez o Enem neste ano pode conferir seu desempenho no aplicativo Quero minha nota!, da Folha em parceria com a empresa de tecnologia educacional TunEduc.

Funciona assim: depois de baixar o aplicativo, o usuário deve preencher suas respostas no Enem. Então, com base no gabarito do exame, o Quero minha nota! entrega uma estimativa bastante precisa da nota no exame de cada usuário.

Baixe o app ‘Quero minha Nota!’ (Android)

Baixe o app ‘Quero minha Nota!”(iOS)

Desde domingo (5), primeiro dia do Enem, os usuários podem preencher as respostas das provas de linguagens e de ciências humanas. O restante das respostas pode ser preenchido a partir de domingo (12), segundo dia do exame com matemática e ciências da natureza.

As notas são calculadas com uma tecnologia que simula a TRI, usada pelo MEC. Esse sistema atribui pesos diferentes para as questões, dependendo do grau de dificuldade delas.

SISUMETRO

A nota do exame é a porta de entrada nas universidades federais por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). O resultado no Enem também é usado por algumas instituições de ensino estaduais e privadas.

Com a estimativa da nota no Enem em mãos pelo Quero minha nota!, o estudante consegue estimar em quais cursos e universidades federais conseguiria entrar nesse ano. O cálculo é feito com base nas últimas notas de corte do exame.

Em 2016, mais de 400 mil alunos conferiram a estimativa da sua nota pelo aplicativo. Esse número deve ser superado neste ano: na segunda (13), quase 370 mil usuários já estavam usando o aplicativo.

número de inscritos no Enem foi o menor desde 2013: 6,1 milhões de alunos. Cerca de 30% dos inscritos não compareceram  ao primeiro dia do exame –a maior taxa desde 2009.