Administração, o curso que todo mundo quer fazer
Um em cada seis universitários no país está matriculado em um curso de administração.
Em 2012, foram quase 325.000 ingressantes em administração no país. Isso excluindo os cursos tecnólogos. Estou falando só dos bacharelados.
Até a Unicamp, famosa por resistir a cursos “tecnicistas” como direito e jornalismo, abriu um curso de administração no campus de Limeira com 240 vagas (leia aqui).
O país carece –e muito– de médicos, de engenheiros e até de geólogos. Nessas carreiras, os salários iniciais são bem competitivos. Mas os alunos querem cursar administração.
Por quê?
Tenho algumas suspeitas.
Em primeiro lugar, é um curso com amplas possibilidades de emprego. Na prática, um administrador pode trabalhar em qualquer tipo de empresa.
A oferta do curso de administração também é grande.
Sem necessidade de laboratórios ou de instalações complexas, os setores público e privado conseguem oferecer cursos de administração -inclusive noturnos- sem grandes dificuldades.
Já ouvi de um aluno de administração que ele optou pelo curso porque não sabia o que queria, mas sabia o que não queria (medicina e engenharia, por exemplo).
Vale dizer que há também um certo fetiche. Quem administra é quem manda. E todo mundo quer mandar, não?
Administração é, inclusive, uma das poucas áreas do conhecimento no Brasil que conta com uma boa escola privada específica na área, a FGV.
A fundação está lado a lado com a USP na avaliação do RUF 2013 – veja aqui.
Trago para o blog a discussão: por que o curso de administração é tão demandando no Brasil?
Se você cursa ou fez administração conte para a gente o motivo da sua escolha!
Sou formada há 13 anos em Administração e escolhi este curso porque me interessava muito o “mundo dos negócios”.
Gosto de negociar, de lidar com pessoas, de liderar também e esses interesses me levaram a esse curso.
Hoje, trabalho numa multinacional britânica, no Planejamento Financeiro da companhia. Minha carreira até aqui sempre foi para o lado financeiro, mas o Planejamento me encantou e nele me especializei.
Infelizmente, existem pessoas com essa opinião de ser um curso de quem não sabe o que fazer, mas quem escolhe por ter um objetivo, alcança muitos bons resultados.
Olá Sabine,
acredito que essa discussão nos remete para um fenômeno, ao qual o Brasil está intrinsecamente ligado, o empreendedorismo. Na verdade, uma boa parcela da população tem a pretensão de ingressar no serviço público, seja por estabilidade ou para fugir de uma condição atual desfavorável. Entretanto, ao questionar servidores públicos, geralmente os mais antigos, independente de sua remuneração, sobre o quão estão satisfeitos com o funcionalismo público, no geral, nota-se algum receio, que geralmente está ligado a uma falsa percepção de estagnação financeira.
Nesse contexto, cria-se alguns mitos, dentre eles, o de que ser empreendedor é uma boa opção de carreira. Esse pensamento contribui e muito para inchar os cursos de administração no País, gerando, por outro lado, um desequilíbrio na oferta de profissionais em varias áreas no mercado de trabalho.
Bom Eu Tenho 15 Anos E Curso O 3° Ano Do ensino médio .
Tenho o dever de ir a faculdade , porém são muitas opções de escolha.
Percebi Que Administração é uma área na qual me identifico , O que a senhora me diria como experiente nesta área ?
Porque? simples. É um curso extremamente fácil de se concluir, quando comparado à engenharia ou medicina. Como estudante de engenharia sou obrigado, pelo currículo, a cursar disciplinas específicas na escola de administração de minha universidade. E todas elas são facilmente aprováveis com o mínimo de estudo (geralmente, basta estudar na véspera da avaliação). Nada comparável aos cálculos ou as físicas que demandam um esforço mental e uma carga de estudo muito mais elevada. Além disso, colegas que desistiram de engenharia para fazer administração confirmam meu comentário em relação à dificuldade (o que me leva a imaginar que nas faculdades particulares seja ainda mais fácil).
Não estou dizendo que todo estudante de administração decide por essa carreira simplesmente pela facilidade de formação, mas o nível de dificuldade ser incomparavelmente menor em relação a uma engenharia (razão pela qual tão poucos engenheiros se formam) é praticamente irrefutável (e nem adianta relativizar o conceito “dificuldade”).
Um comentário um tanto quanto deprimente e preconceituoso. Então só engenheiros são bons suficientes??? Desculpa, mas só pode ser uma piada de muito mal gosto.
Engraçado, tinha colegas de república que eram engenheiros, e todos se deram bem nas disciplinas de Administração de seus cursos, apresentando as resenhas e estudos de casos que eu preparava para eles.Tinha um, que nem sabia o que era resenha. Achar que é difícil por que tem cálculo é o pensamento dos engenheiros, inclusive de uma empresa que conheço, que vez por outra, voltam para refazer os serviços que custaram mais de milhões de reais, pelo simples fato de não saberem ADMINISTRAR alguns dos recursos que tem.
Faça um curso de MBA Executivo em Administração de Projetos na FGV e depois me fale se é moleza…..
Gostaria de saber se você já está trabalhando e quais são suas dificuldades na execução de suas tarefas?
Seu comentário é tão superficial, leviano e desprovido de lógica que não merece uma resposta séria. Conheço engenheiros que cursaram ótimas faculdades e são tão ineptos quanto o seu comentário. Lamentável ver um estudante ter arrogância indiretamente proporcional ao conhecimento. Sou administrador de empresas, pós graduado em marketing, especializações em planejamento de marketing e estratégico.
qual a área mais rentável para seguir apos a graduação? penso em comercio exterior, marketing ou empreendedorismo
Pedro, penso que eu não sou a pessoa mais adequada para responder isso. Você já trabalha na área? abraços, Sabine
Sou engenheiro formado a 4 anos e hei de concordar com o colega Luke. e reforço, (não relative o conceito “dificuldade”)².
Senhores e bem obvio nos tempos atuais todas as ciências depedem e precisam da administração .Um engenheiro , precisa saber adminstrar sua vida pessoal , planejar , ser líder algumas situações no seu dia a dia profissional e pessoal e lhe dar com imprevistos e lhe dar com pessoas ser estrategista . Unindo tudo isso e um pouco administração. Possue um leque muito vasto de especializações.
Não tem haver com grau de dificuldade, mas por interesse individual… faça o que gosta e nunca mais vai ter que trabalhar! mais ou menos isso!
Ninguém faz faculdade por nível de dificuldade, faço engenharia e acho o curso extremamente fácil, mas faço porque gosto.
E qualquer um que venha falar que é por dificuldade que optam por administração é porque tem a soberba de falar que engenharia é ”difícil” por causa dos conteúdos, babaquice.
Qualquer um que fale isso nunca deve ter estudado aprofundadamente matemática financeira.
o mais curioso é que um Administrador vai ser o seu chefe! rsrsrs
rsrsrss
O chefe dele não será um administrador porque existem o corporativismo e a politicagem, extensamente praticadas pelos engenheiros. Isto garantirá que algum engenheiro seja o GESTOR INCOMPETENTE do setor e talvez da própria empresa, que irá quebrar, com toda certeza, em pouco tempo.
Então, eu cursei Física e agora curso Admin. Gostaria de saber em que mundo lidar com pessoas é mais fácil do que lidar com números. A grade curricular pode ser muito diferente, mas aprender os clássicos, as teorias econômicas, liderança, entre outros, é tão “difícil” quanto aprender conceitos elevados de lógica e matemática. Muitos escolhem o curso pela versatilidade, afinal no Brasil o mercado de trabalho não exige boas práticas, senão realmente o curso seria 30 vezes mais puxado do que é atualmente. Mas é a clássica arrogância que as pessoas de exatas tem por outras áreas, uma forma de defesa perante a diferença de tratamento que a sociedade dispensa a cada carreira.
Fernanda, muito obrigada pelo seu comentário! abraços, Sabine
Parabéns pela sua clareza de compreensão e expressão !!!
Infelizmente não posso abstrair um comentário com o intuito de agradar. Se acham que é arrogância, ousadia ou desrespeito dos estudantes de engenharia, só lamento. A verdade é simplesmente essa, queiram ou não. Sem falar que é um fato irrefutável que a maioria dos processos trainee hoje em dia dão uma preferência arrasadora para os engenheiros, devido a versatilidade tanto na área administrativa quanto técnica. Enquanto os administradores tradicionais permanecem focados na formação de gestão generalista, a habilidade técnica dos engenheiros os permite ter uma visão mais abrangente dos problemas, e a perspicácia do raciocínio lógico os permite superar as dificuldades com o mínimo de esforço e o máximo de eficiência.
Além disso, eu não disse que os administradores são todos incompetentes nem que todo engenheiro vá se tornar um hábil gestor. Mas a formação padrão do engenheiro se revela como sendo mais sólida para encarar os atuais problemas do mercado.
simplesmente vc é zé roela, tapado engenheirinho de bosnia
aham, sei, sabe tudo né, nem tudo se resume a cálculos, uma máquina aceita o que você quer, mas uma equipe é cheia de variáveis que não estão nem de perto na grade curricular de quem faz engenharia.
eu é que só lamento por você ter que bater continência pra nós ADMINISTRADORES (MARTELOS) sabe por quê? o curso de engenharia (PREGOS) de qualquer área é um curso técnico com especialização.
SOMOS MARTELOS ARREBENTANDO COM A CABEÇA DE PREGOS.. CHUPA
Ai que dó… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
AINDA não sou formada e estou em dúvida entre ADM ou Engenharia. Mas é fato que Adm é muito mais fácil que Engenharia, só se eu fosse muito burra para falar o contrário. Sei disso pq iniciei a facul de ADM (em uma instituição pública) e acabei trancando, nunca tive nenhuma dificuldade quanto ao curso. Se engana quem acha que Adm’s mandam rs. Engenharia é um técnico com especializações? hahahahaha que piada! Gente, tudo bem defender sua área de atuação, mas mentir é feio demais! Dizer que administração é mais difícil do que engenharia é uma mentira tão óbvia. Será que é a toa que 80% dos que iniciam engenharia desistem ? Pq será que ADM forma mais de 350 mil ao ano? Poxa gente, vamos raciocinar né, é a mesma coisa que eu dizer que medicina é mais fácil que pedagogia… Por favor né.
Bom dia Karina,
Realmente, as primeiras fazes do curso de Administração, pelo menos na faculdade onde curso e sob meu ponto de vista, são fáceis. Mas o que li em comentários anteriores, é que estão comparando as duas, uma sendo ciência exata, que trata com variáveis deveras fixas (me refiro a fixas no que tange a formulas e conceitos), e a outra ciência trabalha, além das organizações como um todo, com pessoas, algo praticamente imprevisível. Então claro que em teoria, em sala, Engenharia tará mais prática, mais cálculos. Em contraste a administração em teoria é algo, mas quando posto em prática seus conceitos, a dificuldade aumenta bastante. Sendo assim, o curso de administração é de mais fácil conclusão do que um curso de engenharia, mas a prática dos processos, na “vida real” é o que torna a administração mais complexa.
O engenheiro pensa que administração é fácil porque somente aprende algumas ferramentas básicas no seu curso ou em alguma especialização posterior. O problema é quando ele vira gestor e passa a tomar decisões na empresa, levando a empresa para o abismo.
Quando um engenheiro passa a estudar suficientemente a administração para melhorar a sua gestão, deixa de se dedicar à engenharia, prejudicando a competência da organização no aspecto engenharia.
Assim segue o Brasil, jogando fora investimentos em educação que poderiam elevar o Brasil no ranking da engenharia mundial e da competência das organizações.
Falar que um administrador não manda é não saber o que significa a palavra administrar. Só lamento karina, mas tem que estudar bem mais.
Sou formado em matemática fiz pós na UNICAMP e vou fazer administração pra ganhar dinheiro pois comecei a ganhar dinheiro negociando. Agora vc quer dizer que engenharia é mais difícil do que matemática?
Sua declaração explica porque o Brasil está tão atrasado no ranking mundial. Empresas ineficazes e improdutivas, porque são geridas por incompetentes e ignorantes em administração, composta por engenheiros improdutivos, cientificamente, porque só se preocupam em ocupar cargos de gestão.
Ridículo seu comentário. Logo podemos observar que a sua graduação tão dificílima está regredindo o seu estado de raciocinar para fazer um comentário tão ínfimo desse.
Concordo com você viu . Fiz química e por já ser técnico sofri na faculdade porém menos do que meus 30 colegas que desisitiram até o fim do primeiro ano. Uma turma que começou com 40 alunos e formou 5. Daí fui fazer administração me empolguei e troquei por engenharia de produção, não deu outra voltei rapidinho. Existem coisas bem complexas, difíceis além de ser necessário talento e aptidão, porém o curso é mais tragável que diversos outros.
A graduação em Administração é fácil pro aluno que não lê os livros indicados pela faculdade, pro aluno turista que só vem na aula em época de prova, pro aluno que não presta atenção nas aulas, ou seja, é fácil pro aluno que não se dedica a graduação, pois a ciência de administrar empresas é uma das coisas mais complexas que existe, do que adianta você ser engenheiro, saber fazer contas, mas não sabe liderar ou motivar uma equipe. Qualquer graduação fica fácil se aluno se dedicar, ás vezes ele pode nem ter aptidão pra funções específicas da graduação, mas ele se dedica e coloca na cabeça que quer ser melhor do que a maioria, ele vai fazer a diferença tanto na graduação como no mercado de trabalho.
Penso o seguinte em relação a Engenharia, com todo respeito é um curso realmente muito difícil, nossa! Super. A verdade é que não é engenharia em si que é difícil como meu professor falava, é a matemática, quando conhecemos a matemática básica que aprendemos na escola Engenharia civil, mecânica, de produção se torna coisa de criança. Se fosse uma área tão boa e para profissionais super dotados o Brasil não teria estacionado muitos anos no que chamamos de “apagão dos engenheiros”, que 80% de quem se formava não atuava na área e acabava migrando para outras áreas para sobreviver como Administração, Contabilidade e Economia… Sou técnico em Administração e Faço Contabilidade na faculdade e digo que tudo tem sua importância e dificuldade, de que adianta ser engenheiro se na faculdade só te ensinam a ser repetidores de informações e não engenheiros de idéias?
Típico comentário de mais um futuro engenheiro Imbecil a compor um país atrasado.
Na administração é realmente mais fácil enganar o professor. É difícil mensurar o nível de aprendizado, enquanto em um exercício de cálculo ou de física somente há a opção de certo ou errado, dependendo da resposta.
Entretanto, tirar 10 em administração não garante a ninguém ser um bom administrador. Por isso, administração se tornar infinitamente mais difícil que engenharia na prática, visto que há fatores humanos, sociais e tecnológicos misturados.
O que acontece, na verdade, é que muitos engenheiros queriam na verdade estar cursando administração, mas por estudar física, química, cálculo do 1 ao 4, geometria analítica, álgebra linear, entre outras, não sabem onde literalmente enfiar essas disciplinas e busca dar uma de que sabem mais. O que mais acontece é Engenheiro frustado por detestar sua área e vem roubar a administração de nós administradores. Cursos como Engenharia de Produção e Engenharia de Gestão nem ao menos deveriam existir, é uma total falta de bom senso.
O colega Pedro Sales, disse tudo que queria falar…só queria lembrar que TEM MUITO PRÉDIO CAINDO !!!!
Desculpe-me, mas terei que descordar do comentario que diz que administração é um curso FÁCIL, absolutamente! Sou universitária do curso de Adm e digo que dedico muitas horas dos meus dias estudando calculos, que talvez não sejam tão mirabolantes como os da engenharia, que são de extrema importancia para que sejamos bons Administradores. Agora pergunto, se o grau de importancia do curso é o nivel dos seus calculos, oque seriam dos universitários de portugês…lembrando que sem eles não poderiamos ler, escrever…
Então, definitivamente um pouco mais de respeito pela escolha e profissão alheia nao faz mal a ninguém.
Lastimável se deparar com tipo de comentário preconceituoso desse, qualquer graduação exige muito esforço, especialmente na Federal em que estudo. Não optei por administração pela facilidade das matérias e outra que em adminstração são cobradas matérias como cálculo 1 também.
É, quem administra é quem manda. E temos muitos administradores que não aprenderam a “mandar”, ou liderar uma equipe!
So quero fazer uma pergunta, fiz o curso normal de assistente administrativo, tá. Mas so que a palavra ass. administrativo eu nao entendi e queria saber quando eu começar atrabalhar o queeu falo da minha pessoa com o curso conculido, que funçao qque eu vou almejar, pxa me ajudem obrigado
minha intensão foi adquirir conhecimento para gerenciar o proprio negocio, uma vez que dados daos conta que no brasil empresas fecham em menos de 2 anos por ma gerencia.
Roberto, seu comentário me fez pensar o quanto precisamos de bons administradores no país! abraços, Sabine
…e também me fez pensar o quanto precisamos de bons alfabetizadores…
Kkkkk
Escolhi o curso de Administração por que sempre tive facilidade em liderar, seja na sala, nos grupos que participava ou no Grêmio Estudantil, e um dos meus sonhos é a vida pública, não dá para falar em gerenciar um governo sem saber do que falo, então resolvi ampliar meus conhecimentos e o curso que enquadrava e Administração.
#Administraçãofuturodanação
Sou administrador e escolhi a carreira porque acredito em vocação. Após 8 anos de formado, parece que estou certo, até agora.
Você tem razão em diversos pontos dos que descreveu, realmente muitos dos meus colegas faziam o curso para ter um curso superior, seja ele qual for, e pela amplitude do mesmo.
MAS, além da oferta do curso ser vasta, as mensalidades também são muito baratas, o que provavelmente deve ser mais um ponto facilitador na escolha do curso.
Rafael, é verdade. Os três cursos mais procurados do país – administração, direito e pedagogia – têm baixas mensalidades se comparados com engenharias ou cursos da área da saúde. abraços, Sabine
É um curso relativamente barato, é útil em absolutamente todas as atividades, sejam públicas ou privadas e acima de tudo não exigem muita dedicação (em geral).
Poucas são as escolas que exigem muito dos alunos de administração.
Proposta permite que técnicos sejam diretores de universidades federais
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/434208-PROPOSTA-PERMITE-QUE-TECNICOS-SEJAM-DIRETORES-DE-UNIVERSIDADES-FEDERAIS.html
Não é se trata de escolha e sim de aptidão. Para fazer medicina, arquitetura, engenharia, e etc, sem aptidão, formam-se profissionais sem paixão e amor a profissão e muito provavelmente serão maus profissionais.
Denise, concordo. Em todas as profissões é preciso ter aptidão! abraços, Sabine
Como administrador,dos antigos, acredito que este curso é muito útil para os futuros empreendedores que o Brasil está descobrindo e desenvolvendo. Negócio próprio, nota DEZ.Para atuar como funcionário de órgão público também serve.
Precisa aliar a política, para subir e ganhar mais. Para atuar em empresas medias e grandes, há pouca chance de progredir.
A não ser que seja especialista em finanças, RH ou Vendas-Marketing – logística.
O CEO, normalmente o dono, não abre espaços para “concorrentes”.
Há exceções, mas são inibidas pela oferta atual e em perspectiva de formandos.
É por aí.
A base do curso de administração está no Marketing, Recursos Humanos, Financeira e Produção. São disciplinas que abrangem praticamente tudo no mercado de trabalho.
Porém para ser um bom administrador nestes segmentos é necessário que faça uma boa pós-graduação (especialização da área preferida)
Sabine,
Com toda a formação exibida em seu perfil e boa observadora que demonstra ser, sugiro, como professor do curso de administração, que você acompanhe o conteúdo da disciplina: Teoria Geral de Administração – TGA, em qualquer universidade de boa estirpe.
Assim você entenderá porque tantas pessoas são e desejam ser administradoras.
Professor Lincoln, obrigada pelo comentário. Muitas outras graduações têm disciplinas encantadoras como a TGA, mas mesmo assim não atraem tantos adeptos. Ou seja: a dúvida continua. Eu acredito que muitos estudantes no Brasil escolhem seu curso pensando na profissão. Parece que o “ser administrador” é bastante atrativo. Abraços, Sabine
Professor, gostei da sua resposta, parabéns pela sugestão.
A maioria dos cursos de administração brasileiros são uma piada. Primeiro que não há currículo formal, cada escola leciona o que bem quer.
Trata-se de um curso barato, pois como foi mencionado, não sendo necessários laboratórios ou instalações complexas, permitindo inúmeras escolas de fundo de quintal funcionar no país.
É um curso coringa, como foi mencionado, mas hoje em dia não adianta aprender a “administrar” sem ter uma base, seja ela qual for. Ou seja, os cursos de administração brasileiros são, em sua maioria, inúteis para a formação do profissional.
Um curso de engenharia seria infinitamente mais útil, especialmente considerando a base do curso que, como administração somente requer professor, giz e lousa e tem um currículo formal.
Por que não termos, como nos EUA, um curso básico, onde são lecionados os cursos básicos de engenharia, administração, economia, finanças e permitir ao aluno escolher cursos eletivos que garantiriam uma formação muito mais abrangente e profunda.
Mas aí o universitário terá que estudar cálculo, álgebra, teoria de jogos, economia e finanças, cursos considerados difíceis. Então o melhor mesmo é ficas na administração. Mas ao sair com o diploma em baixo dos braços não consegue nenhum emprego decente,então a solução é estudar para os inúmeros concursos públicos.
Resultado, temos um país medíocre, com órgãos públicos inchados de profissionais incompetentes.
Wil.
Permita-me dizer que as palavras “fácil” e “difícil” são bastante relativas.
Desmerecer a carreira profissional e acadêmica de pessoas que optaram pelas ciências humanas é típico dos alunos e profissionais de exatas.
Você com absoluta certeza domina Cálculos l, ll, Resistência de Materiais, Mecânica dos Fluídos, Eletromagnetismo, etc…mas conseguiria fechar um acordo Comercial? Conseguiria gerenciar uma equipe com 20 profissionais? Conseguiria triplicar o faturamnto semestral de uma empresa prestadora de serviços nacional?
Tenho minhas dúvidas.
Não substime a capacidade alheia, muito menos a aptidão dos administradores.
Com absoluta certeza você terá uma chefia imediata formada em ADM.
O Mandarim é complexo para você mas não é para um Chinês!
O curso de administração é bastante amplo, por é preciso ter um foco em que área vai se especializar para ser um administrador.
Sou formada em Administração e escolhi a faculdade porque sabia que seria empreendedora e busca uma formação com ampla visão de negócio. E encontrei isso nas faculdade! Precisamos incentivar cada vez mais o empreendedorismo nas salas de aulas e os professores também aos alunos. A maioria dos cursos preparam empregados mas não empresários!
Eu fiz administração, porque não sabia bem qual curso queria e principalmente porque é um curso que permite uma fácil colocação profissional.
E meus amigos tinham uma opinião parecida, considerando que quem mais ingressa na faculdade é o pessoal de classe média (baixa?), um curso que possui uma ampla oferta de vagas é extremamente atrativo.
E todo conhecimento é útil, aliás o que eu mais vejo é o pessoal fazer Adm e depois buscar uma pós ou uma especialização na hora que mais gosta e a qual o curso ajudou a ter afinidade.
E eu não acho que haja fetiche por mandar; quem faz administração, sabe bem, que passará um bom tempo, mandando apenas nas suas canetas.
Sou formado na área e acredito que administração, no Brasil, é mesmo curso de quem não sabe o que quer, ou de quem quer apenas um diploma de nível superior (para fazer concurso público, agradar aos pais ou outro motivo). Poucos têm realmente vocação para a profissão.
Administração não era a minha primeira opção, mas como eu havia passado no vestibular, e ainda muito jovem, resolvi fazer. Acabei gostando e fui até o fim.
Considero um curso muito interessante para aqueles que se aprofundam nas matérias, buscando o conhecimento por conta própria nos grandes livros da área, pois em sala de aula pouco se aprende. As faculdades de administração no Brasil, infelizmente, e salvo algumas exceções, são muito fracas, não ensinam ninguém a administrar nada.
As universidades brasileiras são fracas. Os cursos de engenharia são muito fracos, também, pois não se cria nada competitivo, eficaz e inovador capaz de vencer a nível global.
A primeira coisa que o engenheiro brasileiro aprende a fazer é olhar na internet aonde tem o que precisa para comprar pronto, nunca pensa em criar, desenvolver e aperfeiçoar ou seja fazer engenharia. Então para que serve o curso de engenharia? Para sair por aí dizendo a todos que são mais espertos porque estudaram muito cálculo.
Infelizmente a maioria é ignorante e acredita, tanto que aceita engenheiro na função de gestor.
Os cursos de engenharia, para dar um exemplo, não são apenas difíceis: são “conteudistas”, o que é uma forma de dizer que são bitolados. Oferecem currículos rígidos e cheios de matérias muito especializadas. O estudante, quando percebe que não é necessário para a vida profissional fazer exatamente aquela sequência de cursos e aprender todo aquele volume de conteúdos, perde confiança na instituição e procura outros caminhos.
Administração é uma alternativa atraente.
Sou formado em engenharia mecânica, e posso garantir que todas as matérias do currículo são necessárias na vida profissional.
Não há nada de bitolado, mas sim a dificuldade de muitos que tentam a engenharia, sem ter uma boa base de matemática e física.
Quem não gosta dessas matérias, não deve estudar engenharia.
Roubando um conceito da administração: lei da oferta e da procura… especialize-se numa área da engenharia que te torne raro para o mercado, e você vai ter seu valor.
Ou seja mais um entre os 325 mil ingressantes em administração no Brasil…
O segredo verdadeiro é: Dificulte a formação de engenheiros para que a oferta de profissionais caia e aumente o valor dos que já estão no mercado. Os CREAs são altamente protecionistas, não permitem nem Tecnólogos com medo de perder mercado.
Deveriam estar focados sim é nas realizações da engenharia, muito fracas no Brasil !
Sou analista de sistemas, fiz para ter uma visão global de todas as áreas que envolvem uma empresa e assim criar aplicativos melhores voltados para a gestão, auxílio a tomada de decisão, controle de produção e estoque, avaliação de recursos, controle financeiro e auxílio ao planejamento.
Ja sou universitario, faco Aviacao Civil, e penso em fazer administração quando me formar pelo simples fato de ser mais rápido ingressar no mercado de trabalho. Quando procuro estágios, raramente encontro algum estagio que meu curso atual possibilite ingressar, quando, em contrapartida, os cursos de administração e/ou economia são sempre requisitados.
Paulo, na verdade a comparação de ofertas de estágio é injusta. A oferta é maior para administração, mas também o número de alunos é muito maior, o que torna a concorrência relativamente igual.
Sou formado em Administração, tenho consciência que é um curso generalista, mas nos dá uma visão ampla de Gestão. Ao longo do curso aprendemos e discutimos assuntos e aspectos importantíssimos para um profissional gerir desde um pequeno setor até uma grande empresa, em seus mais variados segmentos. Concluído o curso me especializei em Gestão da Produção com objetivo de dar mais foco na minha área de atuação, conforme qualquer outro curso que façamos. Hoje, quando preciso de um especialista para um determinado assunto sei como proceder e buscar, seja ele da área de exatas ou humanas. Creio que todo profissional que busque o sucesso em gerir algo, deveria fazer o curso de administração.
Estou cursando ADM,e penso que todos os profissionais deveriam cursar administração,é um curso que ensina o profissional a ser de fato um profissional que sabe lidar com os problemas do seu dia a dia.
Sou formado em Adm. de Empresas porque esse curso complementava minha profissão de Analista de Sistema. Se tivesse de optar hj, faria engenharia ou medicina. Acho frustrante aprender tantas técnicas administrativas e não poder utilizá-la nas empresas. As empresas valorizam muito pouco essa profissão e necessitam tanto dela.
É fato o que falaste: As empresas precisam tanto de administradores, mas não reconhecem o valor do profissional em administração. Por isso tantas empresas com problemas por aí, porque não são geridas por administradores.
Sabine, bom dia,
Confesso que quando optei por Administração há 17 anos atrás, fui em busca de um curso que me abrisse portas e que coubesse no meu bolso, uma vez que trabalhava para pagar minha faculdade. Nunca fiquei desempregada. Há 6 anos fiz um concurso federal e tenho muito orgulho de exercer o meu cargo em uma das maiores universidades federais do país. Valeu muito a pena cada um dos 10 semestres que cursei. Aprendi muito e aprendo a cada dia mais. E viva o dia 09/09-Dia do Administrador. Eu sou e com muito orgulho.
Luciana, obrigada pelo seu comentário e parabéns pela sua trajetória! abraços, Sabine
Eu optei por fazer uma pós graduação em administração depois de ter feito uma faculdade como tecnóloga pois via algumas lacunas que precisavam ser preenchidas. No meu caso foi muito proveitoso pois atuo como líder de uma empresa e auxilio meu marido em seu próprio business. Porém acredito que não deveria ser uma opção inicial aos que estão ingressando no mercado de trabalho pois não há muito foco e se o profissional não fizer um complemento educacional posterior pode ficar a margem do mercado devido a falta de especialização.
Estou no terceiro período de Administração pela UFPR. Além dos motivos apontados na matéria, optei por administrar porque tenho forte vínculo com a questão organizacional, ou seja, criar métodos que propiciem um melhor gerenciamento das Organizações é o que me move, gosto de desafios neste sentido.
Sou formado em Administração e Engenharia e sinceramente discordo quando alguém diz que o Curso de Administração é mais fácil para se formar. O que acontece é que muitos tem dificuldade em cálculo e Física porque tiveram uma base ruim no colégio e chegaram na Universidade com essa deficiência. Eu achei muito mais fácil o Curso de Engenharia do que Administração porque primeiro tenho facilidade com números e segundo odeio matérias onde muitos se utilizam da decoreba e não aprendem nada. Mas fiz Engenharia Mecânica e Administração porque a Engenharia sempre me fascinou e depois Administração para poder gerenciar melhor meu próprio negócio e acredito que se você tiver a oportunidade de fazer ambos, faça, porque vale a pena. Conhecimento nunca é de mais. Aliás, vivemos a era do conhecimento. Inclusive hoje é muito comum Médicos, Engenheiros, Advogados entre outros procurando uma especialização ou MBA em Administração para poder dar um “plus” no que provavelmente já faz bem.
Penso da mesma forma, estou escolhendo o curso de administração não por ser uma área que digamos assim “Estou com meu futuro garantido, não preciso de mais nada”, não, mas estou escolhendo cursar administração para em primeiro lugar ter mais chances de emprego no mercado de trabalho, poder pagar uma graduação em uma faculdade de outra área e abrir meu próprio negócio, tendo conhecimento de como gerenciar e poder prosperar sem dores de cabeça atordoantes.
Acho que todos os que pensam ser administradores, deveriam pensar também que, ser dono do seu próprio negócio é bem melhor… Não indagando que ADM não tem futuro, não, mas quero que me respondam uma coisa, cuidar do que é seu não é bem melhor que cuidar do que é dos outros?…
O curso de administração é mais optado pelos seguintes aspectos:
1 – O número de vagas em instituições privadas e públicas é elevado
2 – O valor da mensalidade não tem o valor mais alto
3 – O tempo de duração do curso é relativamente curto. E as possibilidades de estágios REMUNERADOS são maiores
4 – Infelizmente em muitas faculdades o curso ele apenas dá o diploma, ou seja, o aluno passa de boa e não tem a “responsabilidade” de um aprendizado real
5 – A inscrição no CRA é facultativa, ou seja, é uma forma do aluno ter o diploma e não pagar as caras anuidades.
Agora também tem os contras:
Em administração voce aprende: Direito – Psicologia RH – Contabilidade – entre outros conteúdos porém você não pode atuar nestas áreas. Por outro lado os estudantes destas áreas podem atuar nos setores de administração sem nenhum tipo de restrição.
Basta olhar em concursos publicos, existem vagas reservadas para os bachareis em direito, psicologo, engenheiro, físico, medicina, químico (….), porém quando é algo relacionado a administração basta a pessoa ter um curso superior em qualquer área que tá tudo certo….
Não que esteja sendo contra a estas reservas, mas falta um conselho realmente atuante para administração para questionarmos a situação.
Outro ponto é que o CRA não fiscaliza a qualidade do ensino.
Quem sou eu?
Sou formado em administração – tenho 2 pós-graduações e agora preparo-me para lançar meu primeiro artigo cientifico e o ingresso no doutorado. Atualmente além disso atuo em uma empresa privada, que coordeno 2 departamentos.
disse tudo!
Disse tudo =)
Conselho profissional em diversos casos serve apenas para travar a execução da profissão. Conselhos vivem em guerra para decidir se o responsável por um laticínios é o Químico – CRQ , o Engenheiro de Alimentos – CREA , o Farmacêutico-Bioquímico(CRF) ou o Técnólogo em Alimentos e tem ainda o nutricionista(CRN), essas típicas e desnecessárias brigas é o que predomina entre os tantos e tantos conselhos por aí a fora. Claro que é necessário, mas que bom que o CRA não é feito a OAB ou o Conselho de Psicologia, que sustentam a pseudo-imagem que estes cursos não podem ser ministrados em EAD. Oras se a Inglaterra, a França, o USA, o Japão forma advogas e psicólogos EAD por que o Brasil não pode???? Eu respondo porque estes cursos são caros, pouco acessíveis mesmo com políticas de bolsas, acho absurdo psicologia com muito menos laboratórios, custos de infra estrutura ser mais caro que Química. Química ok, um MEV custa 600.000,00 mil reais, o Infra Vermelho, um HPLC, agora e psicologia e direito por que precisam ser tão caros????? Se o CRA fosse igual estes outros conselhos, quantas vagas de administração estariam fechadas? Quantas pessoas impedidas de realizar seus sonhos???? Devemos sim cobrar , mas também reconhecer o valor do curso de ADMINISTRAÇÃO por sua soberania, inclusão social e democracia.
Sou formado em Administração há quase 40 anos, por convicção, pois já era minha meta desde os tempos do ginásio, e, em uma época que a profissão de Administrador ainda não era regulamentada.
Ao contrário da visão de muitos, a Administração é uma ciência, pois começou com os estudos de Taylor e Fayol, e nunca parou de evoluir de lá para cá, sempre a partir de experimentos e comprovações científicas.
É uma área fascinante para aqueles que realmente gostam, e não tão simples de se estudar quando se escolhe uma boa escola; é uma pena que tenhamos escolas de nível muito baixo que vislumbram apenas o retorno financeiro.
Sou estudante de Engenharia de Produção, antigamente eu queria fazer ADM, mas me desenteressei por causa do número de alunos matriculados em faculdades.
Desde quando comecei a cursar Engenharia, não me faltam boas oportunidades. E olha que eu não curso em faculdade de nível.
Atualmente sou Técnico de Segurança do Trabalho numa acessoria.
Sou Administrador e Professor de Administração, escolhi esta profissão devido ao leque de opções existente. Um Administrador pode atuar na área financeira, mercadológica, planejamento, produção, RH, comercial, consultoria entre outras.
O campo é enorme e todas as empresas sempre são “administradas” porém nem sempre por um profissional capacitado, muitas vão na intuição, no conhecimento empírico.
Tem sempre aquele que não sabe o que fazer e escolhe uma determinada profissão, isso não é exclusividade da Administração.
Sou administrador há 10 anos, fiz a graduação em uma federal, pós na melhor escola de Administração do país e sofri muito para conseguir um emprego, que pagasse razoavelmente bem. Infelizmente, o curso de Administração vende uma imagem de que todo aluno que se formar, sairá da faculdade como gerente ou diretor de multinacional, o que na grande maioria dos casos não é e não será verdade. Outro fator é que todo mundo se sente administrador, seja o médico que possui uma clínica, o advogado com um escritório, o veterinário, que tenha um pet-shop, e desta forma, não valorizam o profissional com formação específica para gerir uma empresa. Demorei para compreender que os cursos de Administração ensinam os alunos a serem funcionários, não a serem os próprios empresários. Eu era um destes. Só de um tempo pra cá, entendi que se quisesse me dar bem como administrador e conseguir ser feliz na profissão, deveria tornar-me empreendedor, montar um negócio e me dedicar a ele. A questão é que esta revelação veio depois de ser pai de gêmeos duas vezes, então, este projeto está sendo estudado amplamente, antes de ser implementado, não há espaço para erros.
É o mais procurado simplesmente por ser fácil de cursar e de qualidade muito ruim, na maioria dos casos. Há raríssimas exceções, como as citadas na matéria: FGV, USP, Unicamp agora e mais uma meia dúzia. A maioria absoluta é de cursos em faculdades medíocres, com conteúdo idem (baseado em 1 ou 2 manuais fraquíssimos da área e em “literatura” de auto-ajuda empresarial e “motivacional”) e cobrança de empenho dos alunos baixíssima. Já fui professor desses cursos e sei bem do q estou falando. Enfrentava uma batalha diária contra essa mediocridade toda.
Hoje faço Administração mas sou formado em Ciências Sociais. Estou fazendo o curso porque cansei de perder vaga de emprego para administradores, muitos aliás, tinham menos formação que eu, geralmente apenas graduação. O mercado é muito aberto realmente, em pouco tempo de curso já tive diversos convites de emprego e já fiz vários contados, algo que nunca tive na minha formação antiga. E, infelizmente, o campo forte das Ciências Sociais, que é a docência, paga-se salários miseráveis e estamos tendo de lidar com a violência e a falta de educação da juventude brasileira contemporânea, fiz uma escolha por uma carreira melhor, mais valorizada e mesmo mais livre, afinal, se não quiser mais trabalhar em determinado local, mando currículo para outra empresa, presto concurso, monto meu próprio negócio, não fico dependente de um único mercado.
Pretendo entrar na faculdade de Administração em 2015 vou ser sincera, não tenho certeza do que quero, porem todas as minhas experiências profissionais foram em área administrativa e quero cursar administração devido ao leque de oportunidades que a área me oferece, e posso fazer uma pós graduação em alguma área mais segmentada.. Tem também a artimanha se eu fizer algo muito específico vou ter que trabalhar simplesmente a vida inteira fazendo a mesma coisa, a administração me traz o prazer de trabalhar com varios tipos de ambiente!
sou recem formado em ADM, atraves deste curso cresci profissionalmente e abriu portas para minha carreira, alem de varias opções que tenho no mercado de trabalho.
Alexandre, obrigada pelo seu comentário. Você trabalha na área? abraços, Sabine
A situação é semelhante ao que se vê nos EUA, com uma imensa maioria de estudantes cursando o que eles chamam de Business School. Como vários já apontaram, a idéia de gerenciar, trabalhar com negócios e atividades afim desperta o interesse de muita gente e, com isso, a oferta de cursos é grande. A preocupação é a de que podemos chegar no ponto em que os EUA estão hoje, com muitos dos formados sem emprego, afinal de contas, as empresas precisam de poucos administradores de fato.
Aleardo, é verdade. A situação é bem parecida nos Estados Unidos. Abraços, Sabine
É um curso extremamente fácil, pois é superficial (como exposto no texto, pode-se trabalhar com quase tudo). Fora que a matéria mais difícil é Cálculo (num curso de engenharia o Cálculo está presente nos 5 anos). Tenho 4 primos formados em administração em universidades públicas, e são unânimes em dizer: é um diploma extremamente genérico. Acredito que em termos de qualificação, o que realmente conta para o administrador são as especializações e cursos suplementares de aprofundamento feitos após a graduação, porque só o diploma não é o suficiente.
Sei que vou “criar” uma certa polêmica aqui, más saliento que é a minha mais pura opinião sem qualquer intenção de ofender ou depreciar alguns que se sentirem assim… más acho que o curso “Administração” não deveria ser um curso de Bacharel más sim um curso complementar, técnico ou até mesmo uma pós graduação. Tenho vários motivos para defender isso más não me alongarei escrevendo-os por aqui, apenas citarei o seguinte; “Um engenheiro pode, perfeitamente, ser um administrador, porém, um administrador nunca será um engenheiro”.
Assim como um Engenheiro não pode ser um Médico. A falta de lógica do seu argumento não chegará a lugar nenhum. E nem mesmo um Engenheiro pode ser um Administrador, visto que para atuar na área o CREA é indispensável, o necessário é ter o CRA.
Os engenheiros são tão mal formados em nosso país que não conseguem ocupar as vagas sobrando em suas áreas e buscam roubar a administração dos administradores. E pior, a grande maioria não sabe o que significa Gerência e nem ao menos Engenharia. É lamentavelmente bizarro.
O que eu vejo e que as empresas que contratam engenheiros para administrar, acabam demitindo eles depois e contratando administradores, onde eu trabalho e um exemplo disso em 3 anos multiplicamos nossas operações, diferentemente do que acontecia antes onde estávamos totalmente sem rumo. Penso que administrar seja para administradores, afinal ficamos 4 anos na faculdade aprendendo isso. Existem bons engenheiros que administram, mas estes estão sempre se aprofundando no assunto, pois não e o que aprendem na faculdade.
Sabine, concordo que há muitas pessoas que escolhem o curso pelo preço, falta de perspectiva, etc. Tanto que curso Gestão e 99% ingressou pelos seguintes motivos: a faculdade é pública, os pais exigiram, o irmão cursou e os dois mais absurdos – a pessoa precisa de um diploma para casar logo ou porque ainda não conseguiu ter filho! Tirando esses pseudos profissionais, será que as faculdades oferecem um ensino exigente e de qualidade?
Repito sempre q “o mundo é interdisciplinar” e os q estudam / pesquisam ( mesmo os q nunca estiveram numa sala de aula.hj … como no início de tudo “essa coisa está nisso e isso naquilo e …” ) têm consciência disso. * Sobre administração gosto de repetir exemplo forte sobre Japão depois de levar 2 atômicas. Usou os CQs Círculos de Controle de Qualidade ( já existia ), acreditou nele, na estatística … no comportamental. Inverteu ADM, presidente da empresa descia para ver as “ideias imbecis” + debate explosivo de ideias… + liderança eleita ativa sem ferir o chefe formal / área(s), mas tudo cimentado na CONFIANÇA largo espectro ( empregado / empregador / consumidor / governo). Entrou tmb sist de aposentadoria ( acordos c/ volta ao trabalho… ), tudo cimentado nessa “confiança”. CONCLUSÃO : bateu GM… copiadoras eletrônicas dentro dos USA. USA adaptou os CQs com a Teoria Z. * Hoje assisto erros graves de multinacionais.usa como por exemplo a velha e respeitada Ford q no Brasil está entrando em várias furadas, mas 1 furada o consumidor.br pode provar prq é vítima. Não falo sobre o preço dos seus carros ( como os demais fabricantes, aqui preço 3 X +caro q lá fora ), falo exatamente sobre qualidade / consumidor / concorrência. * Ford no Brasil suas autorizadas / grupos estão vendendo carros/ camionetes… “zero” com defeitos desde “ar condicionado” … até sem “ventoinha”. Peças pequenas ( tubo / mangueira… ) e demais peças podem levar de 1 mês a meses (2…) p/ chegar na autorizada. Logística / otimização de transporte próprio ? +tmb custo.br ? Realmente BR está batido de frente, MAS analisem essa situação do Japão depois de 2 atômicas. * Ainda há 680 bilhões reais dívidas de multinacionais.br como variáveis ( incontroláveis ? ) do Modelo Tributário.br / Evasões. Variáveis q tmb afetam essa qualidade(-) de s/ produtos no BR ? Tudo isso faz parte da tal “CONFIANÇA” LARGO ESPECTRO.
Nossa, o técnico em administração é um tanto instrutivo, mas, seguir carreira nessa área exige muita paciência. Não vou cursar administração, o técnico de um ano e meio que fiz já foi bastante longo. E, fiz apenas porque não sabia direito o que fazer. Eu ainda estava no ensino médio enquanto cursava e, pensei que seria uma boa área para começar a vida profissional.
O que eu mais gosto de Administração é a tentativa de fazer muito com muito pouco. A eficiência exige inteligência e conhecimentos.
Eu já trabalhava na área administrativa, fiz cursos técnico na área e então gostei e resolvi aperfeiçoar fazendo um bacharelado em Administração, hoje pretendo fazer uma especialização em Recursos Humanos, a curso possibilitou que eu trabalhasse em diversas áreas, por exemplo: financeiro, comercial, recursos humanos e fiscal, como isto ampliou meu conhecimento nas áreas em que atuei.
Aline, muito obrigada pelo seu comentário! abraços, Sabine
aline desejo fazer administração oq vc me diria como conselho motivador para continuar com essa ideia eu quero fazer mais sei muito pouco da aria… obg *–*
estou escolhendo administração; ainda não sabia pq, acho q até hj ainda não sei mas logo ai acima vi q alguém disse q escolheu administração pq não sabia oq queria fazer, mas sabia o q não queria… eu sei oq não quero mas oq quero ainda eh uma duvida :/ talvez fosse por isso q resolvi fazer administração
É uma das definições de Organização, um conjunto de pessoas, que unidas, empenham-se em atingir um objetivo comum.
Saber que existem pessoas que conseguem liderar esse processo já é incrível. Agora saber que há um bacharelado que oportuniza esse conhecimento é sobre-humano.
Sempre fui interessado no assunto, a Faculdade veio somente para formalizar esse interesse.
Não importa a quantidade de formados em Adm. porque poucos são capazes de administrar com excelência, e o mercado fará essa diferenciação naturalmente.
tenho curso de administradora,posso ser uma administradora ?
Bom.. estou apavorada com os comentários idiotas sobre a profissão do administrador!
Sou acadêmica do curso de administração a dois anos e amoooo demais não pela fácilidade, pois não me diga que é muiiito fácil, todos os cursos tem suas dificuldades.
Muita ignorância mesmo, pode ser que um administrador pode ser seu chefe!
O mundo gira!!!!!!!!!!!!!!!!!!
faco administracao e super indico,nao para quem nao saiba oque quer,mas conserteza para quem tem um espirito de lideranca,independente que o desejo seja de montar uma empreza,trabalhar em uma empreza ou mesmo fazer um mestrado para lecionar,enfim…um de meus objetivos ja por trabalhar na area é ser uma grande lider para formar grandes lederes..abcs
Administração é um curso que não serve para nada. Nem deveria existir o bacharelado. O mercado não exige que o administrador tenha o registro no CRA, não existem concursos públicos somente p/ administrador, etc.
É curso que tem alunos desinteressados, medíocres, que só querem o “diploma”. E o pior: Engenheiro, médico, advogado, etc pode ser administrador. Um administrador NUNCA poderá atuar na área de outros profissionais.
Apesar do nome, você não aprende a administrar nada. Aprende vários temas superficialmente e no fim você não é nada.
Deveria se chamar: “Noções superficiais do que é uma empresa”.
E o pior é que existem faculdades específicas para esse curso (FGV, Insper)!!
E por mais que você estude na FGV, USP, Insper você não passará de um administrador, se é que isso é profissão. E nunca terá o status de um engenheiro, advogado, médico, os quais SOMENTE eles podem atuar em sua áreas.
Fiz administração e posso dizer: uma porcaria de curso!
Pode até ser que não seja necessário possuir graduação em Administração para ser administrador, mas acho que esse argumento não é válido para dizer que é fácil se tornar administrador. Sou da área da saúde e vejo que temos vários péssimos administradores em hospitais e eles são todos formados na área da saúde e tiveram disciplinas de ADM na sua grade curricular.
Você está muito alienado. O CRA tem processado bastante profissionais por exercício ilegal da profissão. Para ser Administrador ou atuar nas áreas exclusivas da administração, é necessário ter registro no CRA que é vedado exclusivamente para os bacharéis em Administração e para alguns tecnólogos com direitos limitados de atuação.
Não entendo a razão de o Administrador querer atuar em outra área fora da Administração. Isso é coisa de profissionais frustados como os engenheiros que não suportaram a matemática e a física e decidiram atuar ilegalmente no mercado como administradores.
Se você não viu utilidade em Administração, ou fez um curso muito ruim, ou estudou muito pouco. Tem gente que acha que vai ser um bom administrador sem nunca ler um livro. Para se formar bem, ponho na lista pelo menos 10 livros de administração.
Além do mais, o que mais tem é Engenheiro que mal sabe fazer uma conta de ensino médio. Muitas universidades particulares estão distribuindo diploma. Cálculo 2 na engenharia na particular não cobre nem a ementa de Matemática 1 da Administração.
Você é o claro exemplo de alguém que perdeu o tempo. Acredito que você não tem a capacidade de exercer a função de administrador. muitas empresas estão mal das pernas por causa de pessoas que se acham “qualificadas” para exercerem funções para as quais não receberam instrução como os médicos, advogados e engenheiros que vivem tentando serem administradores. mas o pior disso tudo é alguém como você que conseguiu terminar o curso mas que não tem a capacidade intelectual para administrar uma empresa. isso sim é falta de capacidade!Eu concordo que falta muitas vezes conteúdo ao curso. Mas o verdadeiro administrador está sempre buscando conhecimento, se atualizando, fazendo cursos, lendo e se especializando. É uma pena que você não tenha a capacidade para fazer isso.
Comecei a fazer técnico em administração justamente por estar acabando ensino médio e querer ter pelo menos alguma noção e algo a mais que um médio para estar ingressando em uma faculdade. Comecei a fazer por favor e acabei me interessando pelas cadeiras que compõem o curso, em especial Economia e Mercado. Então penso: Estou fazendo administração, me formo no ensino médio este ano, e faço estágio pelo meu técnico na prefeitura de minha cidade. Super corrido, tenho compromissos todos os horários, mas acredito não me arrepender. Penso que administração pode ser o primeiro passo que alguém que não tenha uma escolha clara do que seguir fazer, pois em todas empresas para que elas existem tem de haver uma administração. Então, ampla vaga de emprego, salário não o que quero pra minha vida, mas oque pode me ajudar a pagar então a graduação que pretendo fazer. E só estando no mercado de trabalho que aprendemos a aprender! Não basta ficar 5 anos em uma faculdade, sair de lá com diploma e não entender nada do que se passa realmente no dia-dia de uma empresa. Enfim……..
Nunca me interessei por nada disto que dá dinheiro… engenharia, medicina … infelizmente, não nasci com o dom! (hehe)
Quem sabe gestão financeira?! Estou estudando cursos diariamente para não me arrender de minha escolha. Pois quem trabalha no que gosta, não precisa trabalhar um dia se quer na vida … !! Se é que me entendem ..
Abraços
Sugestões/opiniões e ajudas…
Podem entrar em contato por imail
amandabrocca1@hotmail.com
Grata
Os cursos de administração e direito no Brasil corresponde a 50% das matriculas no ensino superior.O brasil é o país que mais tem curso de direito no mundo. Esses cursos sao um passaporte para o desemprego, pois existem sem nenhuma função social. Por outro lado, essa grande quantidade de cursos impede a formação de cursos de qualidade, os alunos sao enganados nesse sistema,. A miseria no Brasil usa beca, tem diploma, mas nao tem trabalho e ensino de qualidade.
Olá, Pessoal!
Sou recém formada em Administração, e gostaria de estar fazendo uma pós-graduação na área pedagógica, conciliando meus conhecimentos administrativos com educação. Alguém sabe se tem pós nesta área? Se é possível eu conciliar as duas áreas?
Desde já, obrigada pela ajuda!!
Boa tarde, pessoal!
Sou formada em Administração, e gostaria de me informar se minha graduação, serve em outro país, como a Espanha? O que devo fazer para que o meu diploma seja validado neste país?
Olá,
É muito lamentável que profissionais de outros setores tenham uma visão tão pessimista e erronea sobre a Administração. Disciplinas não dependem da área estudada e sim do interesse e da motivação de cada pessoa. A engenharia pode ser um curso difícil para matérias ligadas a ela, como cálculos por exemplo e administração contém muitas matérias ligadas a Direito e Constituição como é o caso do meu Curso: Administração Pública. Então antes de sairem falando por ai coisas sem cabimento, por favor busquem saber primeiro. Na minha opinião, existem muitos outros profissionais de outras áreas, inclusive de engenharia que penam quando vamos falar de gestão de negócios, pessoal e etc, assuntos considerados fáceis para o nosso colega ai.
vou começar a cursar adm em agosto. meu sonho sempre foi a área de psicologia, neurociencia. mas de um tempo pra ca me interessei por adm. acho um mercado de trabalho muito amplo
Administração, o curso que todo mundo quer fazer | Abecedário – Folha de S.Paulo – Blogs
lunette de soleil oakley pas cher http://www.motivatedmoms.com/fr/oakley-pas-cher.php?p=lunette-de-soleil-oakley-pas-cher
Sou administrador de formação, pós graduado em Eng. de Produção e sempre soube o que queria, tracei metas foque o caminho e persegui. O administrador deve estar pronto para os desafios de gestão e acima de tudo deve estar sempre bem informado sobre política, economia, mercado e acima de tudo comportamento humano, pois, a profissão exige uma compreensão ampla desses cenários para que possa apontar sempre as melhores soluções para as organizações a que pertence.
Sou formado há 09 anos, me pós graduei e há 3 anos me tornei professor do do curso de administração em diversas disciplinas e o mais legal! na faculdade onde me formei, portanto, sou cria da casa e tudo graças à administração.
Olá, Sabine!
Tudo bem?
Hoje estou no primeiro período em administração, e escolhi fazer este curso por habilidades administrativas que se encaixaram no meu perfil, não olho muito questão de salario, por que tudo que se é feito por dinheiro com o tempo desanimamos.
Administração, o curso que todo mundo quer fazer | Abecedário – Folha de S.Paulo – Blogs
Eu faço Administração por que eu realmente gosto e me identifiquei com este curso, agora o problema de muita gente e que a maioria das pessoas acham que administração é o pessoa sentar a bundinha no escritório e eu mando você obedece, na pratica não é nada disso.
Fiz Administração pois era mais fácil de passar na pública. Além disso, inegavelmente emprega mais rápido (mesmo que seja como atendente de balcão), mas a meta agora é fazer engenharia pois paga melhor e os cargos de chefia da maioria das organizações são direcionados para engenheiros.
Sou Administrador, estou fazendo pós adm na FGV, e quero começar a segunda graduação em Eng. de Produção para complementar minha formação e me diferenciar no mercado.
Na minha opinião, a sociedade é como um enorme quebra-cabeça, onde cada profissão é uma peça ! Se faltar uma o quebra-cabeça fica incompleto … Todas as profissões são importantes, desde o gari, a empregada doméstica, o pedreiro, o professor( que não são valorizados ) até o médico, o administrador, o juíz, o engenheiro… Cabe a todos, agirem como CHEFES e EXPERS e desenvolver o respeito ao talento e desempenho do outro ! Que tal comandar o cérebro de vez em quando e parar de competir quem é o melhor ?! O melhor é o que não precisa fazer ninguém de capacho para se sentir melhor !
Parabéns a todos os profissionais ! O trabalho de cada um é essencial ao desenvolvimento da nossa sociedade !
Olá sou estudante do último ano de administração. Escolhi o curso devido a já estar inserido no mercado de trabalho na área financeira. Sinceramente o meu desejo sempre foi estudar engenharia, infelizmente não consegui realizar esse sonho, porém posso dizer que devido a necessidade escolhi o curso de administração. No entanto acho o curso um tanto genérico, em algumas disciplinas acho que fica faltando alguma coisa a mais. Para suprir essa carência tenho pesquisado em livros e na internet.
A teoria da administração é excelente, mas infelizmente na prática a maioria das empresas passa longe dessa teoria.
Olá , eu sou estudante de administração e no meu ponto de vista , acho um curso maravilhoso pois minhas mensalidades não são tão caras , e logo quando cursava o segundo semestre pelo meu esforço consegui uma oportunidade de trabalho e passei a ganhar muito bem ! Acredito que o curso de adm é muito criticado pelo simples fato que pessoas que não querem nada com nada se ingressam a fazer por status e nisso ao ver das pessoas passa como um curso sem conteúdo .. no meu caso desde de quando estava no ensino médio já pretendia fazer adm por existem inúmeras oportunidades de trabalho e eu acho assim , eu posso muito bem me formar em um curso simples e ganhar bem ter um bom emprego e depois complementar a minha carreira com outro curso ! Parem de criticar o curso um do outro é questão de gosto não adianta você se matar pra fazer um curso difícil e caro pra não aguentar chegar nem no final dele . Sou estudante de administração com muito orgulho vou me formar e depois pretendo me ingressar em outro curso ..
Há vários aspectos comentados anteriormente que merecem ser analisados.
Primeiramente, o nível de profundidade no estudo das disciplinas depende também da dedicação de quem estuda. Ou seja, se uma pessoa não estudar determinadas disciplinas, ela pode passar com a nota mínima e achar que o conteúdo foi fácil. No entanto, há um detalhe crucial: o mercado vai te cobrar posteriormente. Quem se dedicou mais e aprofundou seus estudos, pode ter mais oportunidades e aproveitá-las mais. Afirmar que o curso de Administração é mais fácil é uma leviandade. A complexidade de conteúdos na Administração não esta no fato de haver ou não os cálculos, mas sim na análise, na interpretação, no significado e na aplicação prática que cada pessoa pode dar ao conteúdo. O olhar sobre o contéudo da Administração depende também da experiência de vida e profissional do indivíduo. Aqueles que acham o conteúdo fácil, é porque não tiveram ainda a capacidade de visualizar na realidade o quão complexo são os processos administrativos e a própria função do administrador.
Há também que se frisar que o administrador não pode nunca se dar por satisfeito com o conhecimento que tem. É uma profissão que exige constante atualização e até mesmo releituras. O que me atraí na profissão de Administrador é a possibilidade de, após passar por diferentes experiências, quando se volta ao conteúdo estudado anteriormente, passa-se a ter um nível cada vez mais profundo na interpretação desse conhecimento. Talvez seja a única profissão que permite esse diálogo contínuo entre a teoria e a prática, que se complementam e se adaptam, de acordo com a capacidade de análise e as habilidades conceituais do Administrador.
Sou Administrador e procuro evoluir em todos os aspectos da profissão, sejam os técnicos, humanos ou conceituais. O Administrador que acha suas próprias disciplinas e o seu fazer fáceis é porque não compreendeu ainda a profundidade íntrinseca a essa desafiadora profissão
Muito bem analisado. Lembrando também que na administração tem bastante matemática, como:
Cálculo 1
Matemática Financeira
Estatística
Gestão Financeira de Curto Prazo
Gestão Financeira de Longo Prazo
Contabilidade Empresarial
Contabilidade Gerencial
Contabilidade de Custos
Análise das Demonstrações Financeiras
Processo Decisório
Microeconomia
Macroeconomia
Tem o que é útil para a administração. Agora, se não tem Física, Química, Geometria Analítica, Álgebra Linear, Matemática Discreta, Cálculo 2, Cálculo 3 e Cálculo 4, é por uma razão muito simples: NÃO TEM ABSOLUTAMENTE NADA A VER COM ADMINISTRAÇÃO! Então se vocês engenheiros que estudaram isso e gostam de tirar onda com administrador, entendam uma coisa: vocês são fracassados que não dão conta da dificuldade do próprio curso e decidiram não atuar em suas áreas e optaram por roubar a administração dos administradores, sem terem estudar a verdadeira matemática da administração!
To indo pro 2º semestre de Administração, estou apaixonada pelo curso, é ótimo, já fiz tbm o curso técnico em ADM, amo mto, a cada dia q passa tenho certeza que escolhi o melhor curso mesmo!
Olá, me formei no curso técnico em administração, anteriormente avia engraçado no mesmo curso na faculdade, porém na época não pude continuar, agora gostaria de voltar para a faculdade,e gostaria de saber se cursando nível superior “meio” que anula a formação técnica por ser o mesmo curso, e se ao me formar posso fazer pós em contabilidade que é uma área que me identifiquei muito….Obrigada !
No fim das contas o que manda é o Q.I.
Você se mata de estudar ( seja qual for a disciplina ) e se disputar uma vaga com alguém com indicação forte já era. Sem falar no corporativismo, me formei em faculdade privada, e preciso trabalhar 3 duas vezes para ter o mesmo reconhecimento que formados em uma universidade pública de São Paulo ( detalhe, meu patrão é professor lá), é duro admitir, seja qual for sua escolha tenha bons contatos ( familiares e amigos influentes) ou então se prepare para trabalhar duro para construir uma carreira sólida. Nem tudo são flores.
Olá a todos,
no meu caso cai de paraquedas na área, pois ganhei uma bolsa, e sinceramente pouco sei sobre como vou me adptar nessa coisa vida de administrador tão dinamica. mas espero se dar bem na area e buscar um empreender e buscar entrar na getão publica. Penso nisso e isso é que me move no curso.
O engenheiro pensa que administração é fácil porque somente aprende algumas ferramentas básicas no seu curso ou em alguma especialização posterior. O problema é quando ele vira gestor e passa a tomar decisões na empresa, levando a empresa para o abismo.
Quando um engenheiro passa a estudar suficientemente a administração para melhorar a sua gestão, deixa de se dedicar à engenharia, prejudicando a competência da organização no aspecto engenharia.
Assim segue o Brasil, jogando fora investimentos em educação que poderiam elevar o Brasil no ranking da engenharia mundial e da competência das organizações.
Um dos motivos de tanta procura para esse curso é pelo fato de ser um dos mais baratos no mercado. Um curso de engenharia, medicina, análise de computadores é muitas vezes o tripo da mensalidade do curso de administração.
Fui no senai ver um curso de Assistente de Administracao, e queria saber pq tem que ter o ensino medio ? ( eu ja fiz curso de administracao e nao precisou do ensino medio ( fiz e parei na metade ) … Tem alguma coisa aver entre ser pago ou nao???
Estou pensando em desistir. Gostaria de bons conselhos.
Vou ser bem sincera. Estou na ADM pela empregabilidade e por ser uma área ampla, pois já tenho idade de formada e não decidi ainda qual profissão eu amaria. TI ou Psicologia me chamam a atenção, embora não ame nenhuma dessas, mas essas áreas me dizem estar saturadas, TI tem muito emprego ruim, gente trabalhando como PJ e Psi dizem estar difícil de se estabelecer.
A decisão de ir pra área de ADM é especialmente por eu ter tentado um técnico e não ter conseguido emprego na área, e com isso me arrependi pelo tempo perdido. Tomei logo pela experiência de que deveria escolher um curso que tenha mais oferta de estágios e empregos.
A questão é que não venho gostando do ambiente acadêmico, nem da minha sala, o pessoal é mais jovem e não consigo me enturmar, e pq são da classe média, nunca consigo ter grupo para trabalhos, e sou discriminada por ser pobre, nem do curso, acho que uma ou duas matérias só é que consigo gostar mais ou menos, de resto apenas vou levando.
O que me dá pena é que não sou pagante e a universidade é particular e caríssima.
Está sendo difícil continuar, mas é aquela coisa, sem canudo é difícil conseguir boa colocação. Hoje em dia técnico é perda de tempo, nunca consegui emprego na minha área.
Ensino Médio só me leva a empregos de vendedora, balconista, operadora de call center. Todo emprego é digno, mas eu quero um que consiga ter boa independência financeira. Não quero ter emprego pra viver miseravelmente, quero conforto. Ao mesmo tempo temo não consegir estabelecer na área, já que por falta de condições financeiras eu não tenho o inglês que hoje já é pré-requisito.
POR FAVOR, me ajudem. Estou perdida. Agradeço desde já.
Estou pensando em desistir. Gostaria de bons conselhos.
Vou ser bem sincera. Estou na ADM pela empregabilidade e por ser uma área ampla, pois já tenho idade de formada e não decidi ainda qual profissão eu amaria. TI ou Psicologia me chamam a atenção, embora não ame nenhuma dessas, mas essas áreas me dizem estar saturadas, TI tem muito emprego ruim, gente trabalhando como PJ e Psi dizem estar difícil de se estabelecer.
A decisão de ir pra área de ADM é especialmente por eu ter tentado um técnico e não ter conseguido emprego na área, e com isso me arrependi pelo tempo perdido. Tomei logo pela experiência de que deveria escolher um curso que tenha mais oferta de estágios e empregos.
A questão é que não venho gostando do ambiente acadêmico, nem da minha sala, o pessoal é mais jovem e não consigo me enturmar, e pq são da classe média, nunca consigo ter grupo para trabalhos, e sou discriminada por ser pobre; nem do curso em si, acho que uma ou duas matérias só é que consigo gostar mais ou menos, de resto apenas vou levando e com dificuldade, pois vim de uma péssima escola pública e não tive boa base.
O que me dá pena é que não sou pagante e a universidade é particular e caríssima.
Está sendo difícil continuar, mas é aquela coisa, sem canudo é difícil conseguir boa colocação. Hoje em dia técnico é perda de tempo, nunca consegui emprego na minha área.
Ensino Médio só me leva a empregos de vendedora, balconista, operadora de call center. Todo emprego é digno, mas eu quero um que consiga ter boa independência financeira. Não quero ter emprego pra viver miseravelmente, quero conforto. Ao mesmo tempo temo não consegir estabelecer na área, já que por falta de condições financeiras eu não tenho o inglês que hoje já é pré-requisito.
POR FAVOR, me ajudem. Estou perdida. Agradeço desde já.
Maria, gostei do seu comentário, me identifiquei bastante. Vamos conversar, me adiciona no face, facebook.com/gabriernst
Eu tabalho em uma empresa que hoje vale mais que a Petrobras e é uma empresa formada na sua maioria de engenheiros e não de abm,hoje uma grande parte dos engenheiro s formados viram adms com conhecimento específico,pois muito se deve ao fato de que o a área da administração é e igual a puta aberta para todas as área e enquanto o abm não pode dar pitaco na área de engenharia.
Você está na necessidade de um empréstimo? Você quer pagar suas contas? Você quer ser financeiramente estável? Oferecemos empréstimo Auto, Business Loan, empréstimo pessoal, empréstimo empresa para uma taxa de juros muito reduzido de 4% com duração de confortável, que é negociável. Esta oferta está aberta a tudo o que será capaz de pagar de volta no tempo devido. contacte-nos para termos e conditon.support@gilberttrust.com. ou visite http://www.gilberttrust.com/rp
eu concordo
Galera não adianta brigar, faça um planejamento ao longo prazo das carreiras que pretende seguir e neste ( longo prazo) coloque-as na balança.
concordo totalmente com o Diogo.
a questão não é que engenharia é mais dificil ou que administrãção é mais facíl. porque na minha humilde opinião o que conta é a capacidade pessoal de cada um. um administrador se quiser pode muito bem se tornar um incrivel engenheiro, assim como um engenheiro pode ser um ótimo administrador. então não criem ilusões.
“quando alguém se dedica a criar ilusões perde oportunidades. e quem qr se sobressair ou conseguir titulos sufoca os proprios sonhos’
Sou formado em adm…A oportunidade nessa area é muita pouca…tantas areas em adm e poucas vagas…N gostei do curso…hj estudo p concurso publico…adm so presta pra quem ja tem seu proprio negocio!
Acho muito importante as duas graduações, mais todo o planeta sabe que o desenvolvimento das nações vem pelas mãos dos engenheiros, o que seria da nasa cheio de administradores para mandar um foguete ao espaço, ou da petrobras tendo que avançar sua tecnologia para tirar petroleo do fundo do oceano, ou seja não têm lógica essa discusão, talvez saber quem é mais util o medico ou os engenheiros serua mais coerente. Flw bando de frustrados administradores
Tive a oportunidade de estudar na pós com um colega que estudou administração na GV e posso garantir que dificilmente um engenheiro teria a habilidade adquirida por ele para lidar com planejamento financeiro, balancetes e etc. Eu, particularmente, sendo da área de exatas, acho tudo isso muito chato. Então cada um no seu quadrado.
Vocês são tão pequeno…