Aluno da USP faz vaquinha para participar de evento na Jordânia; ajude
A caixa de entrada do e-mail é um pacote de surpresas. Tem notícia boa, leitor nervoso, mensagens de chefe. Tem de tudo.
Nesta semana, eu me deparei com uma mensagem especialmente interessante e resolvi escrever sobre ela. Era um e-mail do Iago.
Iago Bojczuk Camargo, 20, faz economia na USP de Ribeirão Preto.
Antes de chegar lá, estudou em escola pública. Ele é esforçado: já foi medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e aprendeu inglês sozinho, em casa, sem ajuda.
Foi graças ao seu esforço que ele conseguiu uma vaga na USP, a melhor universidade do país.
Agora, Iago pede ajuda.
Ele foi escolhido em um grupo de 700 jovens de todo o mundo para representar o Brasil em um evento importante chamado Preparando Líderes Globais, que será daqui algumas semanas na Jordânia (veja aqui).
É uma reunião de líderes mundiais e representantes da ONU. Ele quer muito ir.
O problema é que ele precisa de de R$ 3.450 para participar do evento, dinheiro que infelizmente Iago não tem.
O estudante montou uma página no Facebook chamada Iago na Jordânia e criou uma Vaquinha on-line na esperança de recolher o montante que precisa para fazer a viagem.
Até agora, Iago conseguiu arrecadar R$ 170,00. Ainda falta muito.
Vamos ajudar esse jovem brasileiro a realizar mais um sonho? Clique aqui, contribua e espalhe a companha do Iago!
Gente honesta que tenta ganhar a vida com o próprio esforço não recebe dinheiro em vaquinhas virtuais no Brasil. Vou mandar a minha contribuição, mas estou pessimista.
Sou Prof de Física e Química da Rede Pública do RS e, sinto-me feliz em saber que Iago Bojczuk Camargo, um brasileiro de 20 anos e oriundo de escola pública, foi escolhido para representar nosso pais neste evento tão importante chamado “Preparando Líderes Globais”, que será daqui algumas semanas na Jordânia. É uma alegria contribuir com este projeto e gostaria de incentivar outros jovens brasileiros a trilhar o mesmo caminho. Jovens tenha muito foco, fé e determinação e vitória será uma consequência.
Sou da área acadêmica (estudante e docente) impossível não se sensibilizar com a causa do Iago. Além de um sonho, é a perpetuação da ciência e a busca do conhecimento está acima de qualquer luxo, seja ele de qualquer natureza. Entristeço-me em ver causas nobres como esta sendo posta de lado por movimentos corruptos e que em nada há de contribuir para o desenvolvimento social.
#esperanca #torcidapeloiago
Se o Iago pedir uma força para o “Genuíno” e para o “Zé Dirceu”, no assunto vaquinha, ele vai arrecadar tanto que vai até para a Lua
Ué? Cade o self-made man dos liberais? Que ele continue se esforçando sozinho… Afinal de contas pedir dinheiro é coisa de vagabundo.
Desde quando ele se intitulou liberal ou algo do tipo? Seu comentário não tem qualquer aplicação nesta matéria.
dinheiro para aprender é uma coisa, embora eu pense que não seja interessante pedir em público algo que não seja indispensável à sobrevivência, mas pedir dinheiro para pagar conta de preso condenado é outra coisa bem diferente, de gente diferente.
Ademais, você politizou o assunto desnecessariamente. Qual a ligação do rapaz com liberalismo e progressismo? Você almoça política, Fabiano?
A vida é politica, tudo é politica, somos animais politicos, senão estariamos nos matando cada qual com sua pistola em maos. Só a politica vence o poder economico, por isso ela é tão importante. Meu comentário foi pra mostrar o quanto a sociedade é incoerente, pra uns o peso da “meritocracia” pra outros a “solidariedade”.
Se fosse um político inútil preso pedindo dinheiro o Fabiano apoiaria, mas aluno de economia pra ele é de direita e não merece ajuda.
Com gente como você no mundo fica fácil rotular esquerdistas de canalhas.
Acredito que nao leu a postagem e muito menos foi procurar o acontecidO. Eu estudo na escola que ele estudou e tomei conhecimento do ocorrido. Ele é de uma família humilde e sempre se esforçou para garantir o seu futuro. Ele chegou a conquistar uma bolsa no exterior e foi muito bem. Conseguiu a 7ª colocação no Enem ( de estudantes de escolas publicas ) e varias universidades ofereceram cadeira para ele. Ele porem recusou grandes faculdades para entrar na USP- Ribeirao Preto. A sua familia mora numa cidade chamada Atibaia que fica cerca de 400 quilometros de Ribeirao, por isso ele tem que morar no Campus, e o seu tempo livre serve para fazer palestrar para continuar morar no Campus da USP. Ele nao possui tempo para trabalhar. Recebeu o convite do Preparando Líderes Globais e foi o unico Sul-Americano a ser convidado. Ele falará sobre educação lá. Porém para chegar lá terá muitos gastos com a viagem. De acordo com as pesquisas dele os custos chegaram perto dos 3500 reais. Porem por ter uma familia humilde, eles nao conseguem bancar essa viagem. Com isso decidiram pedir ajudas para empresas, para prefeituras, porem recebeu uma negativa pois no Brasil o que menos se investe é em Educação. Com esse negativa, decidiram fazer uma Vaquinha Online para arrecadar fundos, Mas graças a pessoas como voce, ele nao consegue fundos pois dizem que ele é “Vagabundo”;
Vai trabalhar, Iago. É assim que se ganha dinheiro pra pagar as contas.
Abs.,
Nagib
Acho que você não leu a matéria né? O cara é super esforçado e não tá pedindo dinheiro de bolsa esmola pra ir comprar cerveja. Acho que se ele pudesse trabalhar já estaria trabalhando, afinal, um currículo desse não é um vagabundo que tem.
Sabine Righetti,
Parabéns por escrever o artigo!
O Brasil precisa de pessoas como o Iago, e você fez seu papel pensando no futuro deste país!
Parabéns pelas conquistas, Iago. Você jé é um vencedor!
Contribuição feita!
Bom, primeiramente quero agradecer a todos que ajudaram e apoiaram, quero também falar de certas pessoas que criticaram,xingaram e fizeram comentários negativos, enfim agradecer pelas críticas destrutivas, pois ajudaram a fortalecer mais ainda os objetivos do Iago.
Para aquelas pessoas com pensamentos sem fundamento e sem capacidade de chegar onde ele chegou…. morram de inveja…. (Iago conseguiu)
Marcelo de Souza e Silva,Fabiano,Nagib,Justo,Shot,S.Levy e Gean. 🙂
Minha querida faço pós-graduação e não precisei esmolar de ninguem, trabalhei e corri atras, só acho uma grande hipocrisia que netre os “iguais” entre os amigos a meritocracia e o liberalismo nao sejam levados tão a sério. Já para os estranhos… a Lei e a meritocracia sem piedade.
Fabiano, uma pessoa com esse campo de visão, posso ver que seu futuro é meio escuro, e ainda diz que faz pós-graduação, vejo que não esta servindo para os seus ideias, quem sabe um outro curso mais específico serviria para poder qualificá-lo e abrir sua mente para poder entender alguma coisa, seja ela a mais inútil ou a mais complexa, quem sabe um dia você possa amadurecer e aprender algo com o dia a dia, pois sua pós não esta lhe ajudando em seus objetivos……..
Só para seu conhecimento, veja aonde o Iago se encontra neste momento ( VITÓRIA), cuidado com o cotovelo kkkk.
Stella, uma pessoa com seu campo de visão se limita a insultos e xingamentos. De todos os seus comentários, nenhum é coeso, inteligente ou traz argumentos válidos. Vc se limita a xingar e dizer que as pessoas que contrariam o Iago são burras, cerelepes, que não sabem ler etc. Minha cara, se todos que são contra vc são burros, pela lógica é só ir a seu favor que serei inteligente? Ora, o bom nome pra isso é FASCISMO (acho que vc não vaio entender e vai partir pros insultos, como sempre).
ESTAMOS NA TORCIDA CARO IAGO… TODOS SEUS COLEGAS DA ETEC CARMINE BIAGGIO ONDE ESTUDOU ESTAMOS ARRECADANDO…. MAS PARABÉNS POR SER TÃO INTELIGENTE E ESTAR REPRESENTANDO NOSSO PAÍS ASSIM… PARABÉNS.!!!! AJUDEM AI.. O FACE DELE ESTÁ AI.. VEJAM.. A TRAJETÓRIA DELE
Como eu posso ler comentários tão mesquinhos? Então quer dizer que se não trabalhar é vagabundo? O menino conseguiu uma vaga na USP, veio de escola pública, fala Inglês melhor que muitos brasileiros que frequentaram escolas de idiomas, conseguiu intercâmbio para Portland por ser o melhor aluno da escola pública em 2011, ele trabalhava como professor de Inglês e utilizou o dinheiro para sobreviver os primeiros meses em Ribeirão Preto na USP, pois as bolsas saem somente em Maio, vocês são egoístas e invejosos, não sabem a história que cada um passa e julgam sem conhecer!
VEJAM TODA TRAJETÓRIA NO FACEBOOK DELE…
https://www.facebook.com/iagobojczuk
Um evento chamado “Preparando Líderes Globais”, com apoio da ONU, e realizado num país governado por uma ditadura, deve mesmo ser ótimo.
Iago, não fique triste com certos comentário, pois quem o faz tem o direito de fazer, contudo, sei que você é muito mais superior do que certas pessoas que ainda não conseguiram chegar aonde você esta, me orgulho muito de saber que chegou com seus próprios esforços até ai, vários vestibulares que prestou e todos com grande sucesso, passando em todos eles, muita gente não sabe, mas você é merecedor de tudo que conquistou e vai conquistar, sei que vai conseguir o que almeja. abraços e boa sorte.
Pessoal nos comentários muito alienado.
Brasileiro de costume é folgado, preguiçoso e presunçoso. Não sabe reconhecer mérito, dinheiro nada tem a ver com a situação, pago para ver qual dos dois, Fabiano e Nagib estudam ou estudaram na melhor universidade do país…
Ao invés de fazer comentários destrutivos porque apenas não reconhecem o mérito do rapaz?
Sucesso Iago, pode acreditar que vocÊ vai conseguir nos representar amigo!
Abraços,
D. Braga
Esmolar é um péssimo começo para alguém que deseja ser “líder global”…
Está aí um simples exemplo do porque a educação de verdade é um fator chave para o crescimento de uma nação…cada uma viu!
TBM ESTOU FAZENDO UMA VAQUINHA PARA ASSISTIR AULAS DO MESTRADO, SOU PROFESSOR E GANHO 1000 POR MÊS, E GASTO EM MÉDIA 300 REAIS PARA IR A SALVADOR ASSISTIR AS AULAS. QUEM PUDER AJUDAR: http://www10.vakinha.com.br/VaquinhaE.aspx?e=254117
É incrível como as pessoas pensam de forma negativa!
Só quem conhece o Iago,sabe o quanto ele se esforçou pra chegar onde chegou,além de ter como um de seus objetivos impactar o mundo e principalmente o Brasil.
Ele não tem dinheiro,e espera que o Brasil retratado na matéria,veja a educação como oportunidade a ser investida ao invés de ”esmola”.
Isso é o retrato da maior parte do Brasil,infelizmente.
Lá,ele vai encontrar grandes líderes globais,secretários da ONU e pessoas fantásticas para que possa assim como eles,transformar o mundo em um lugar melhor.
Ele trabalha sim,mas não o suficiente para ir para Jordânia,representar o Brasil.
Coisas que muitos prefeitos,governadores e até mesmo presidentes não tiveram a oportunidade de ter,e esse jovem tem!
Vocês podem ajudá-lo doando QUALQUER quantia e compartilhando com seus amigos.E assim,um dia o Brasil de amanhã pode ser muito melhor do que o Brasil de hoje.
Pequenas ações fazem toda a diferença,e qualquer investimento feito por vocês ou ajuda compartilhando nas redes sociais,é igual a um país que vocês ajudaram a ser melhor indiretamente.
#IagoNaJordânia
Boa, Justo.
Esmolar é um péssimo começo para alguém que deseja ser “líder global”… [2]
Primeiramente, parabéns Iago! Sei do quanto batalhou por este programa e, em geral, por todas as oportunidades e feitos em sua vida. Sei que o Brasil estará muito bem representado nesta conferência e que os assuntos lá discutidos serão de grande valia para projetos e compartilhamento de conhecimento aqui no Brasil. Infelizmente, temos que conviver com pensamentos equivocados e atitudes/comportamentos inadequados referente a situação em questão. Mas o que realmente importa é que está, ainda que aos poucos enfrente a tantas dificuldades, trabalhando duro para que seus objetivos sejam alcançados. Pode contar comigo grande amigo e juntos iremos tornar a sua participação neste projeto e a idealização, planejamento e aplicação de tantos outros projetos possível. Grande abraço de seu amigo e grande fã, W.
Cada comentário imbecil. Quem não vive para servir, não serve para viver.
Ah, se fosse para pagar multa de político ladrão safado tinha muito cumpanhero por ai pra ajudar, 700 mil para um safado pagar multa tem, 3mil e 500 é exatamente 200 vezes menos. A diferença é 200 vezes. 200 vezes mais importante ajudar o rapaz a chegar na Jordânia do que ajudar político sujo.
Eu realmente sinto repulsa da limitação em compreender a realidade do estudante brasileiro. Iago, representará nosso país em um evento de ponta e reconhecido mundialmente.
Ele foi aceito por critérios meritocráticos, ou seja, desde excelência acadêmica à ética e comprometimento com o Brasil. Hoje existem milhões de jovens brasileiros que sequer alcançam tamanha conquista, por diversos fatores que assolam a educação de nosso país.
Agora, não reconhecer o talento do Iago e, ainda, tratá-lo de maneira desrespeitosa é algo que eu, como acadêmico e cidadão brasileiro, sinto total tristeza e aversão.
Iago, muito obrigado por nos representar e mostrar que existem jovens brasileiros que desejam melhorar o nosso país por meio de liderança e boa formação.
Abraços, Bruno Cardozo.
Olha, sei que este garoto pode ter conseguido algo extremamente difícil e até tiro meu chapéu por isso, porém se ele quer mesmo ir para Jordânia, por que esse Iago não trabalha ao invés de ficar pedindo por doações? Vá arrumar bicos, trabalhar como garçom, distribuir panfletos, ou qualquer coisa que junte grana e consiga o dinheiro para pagar e não ficar pedindo para os outros.
Boa, Justo.
Esmolar é um péssimo começo para alguém que deseja ser “líder global”… [3]
Esmolar é um péssimo começo para alguém que deseja ser “líder global”… [2]
Espero que você consiga, Iago!
Onde esta o numero da conta.?
Vamos entrar com projeto de “Bolsa” (mais uma…) “Bolsa Estudos na Jordânia”.
Representar o Brasil com o bolso dos outros? Boa!
Eu preciso completar minha aprendizagem de surfista ali em WaiKiki – no Hawaii… onde ocorrerá um treinamento de 2 meses. Preciso de $10.000 (dez mil) pois a hospedagem com café da manhã custa caro alí. Por favor me ajudem contribuindo com minha vaquinha! Agradeço antecipadamente. (ÂÂÂ – mando um cartão para todos…)
Pessoal, vamos acordar e parar de sermos inocentes. Façam uma pesquisa com o nome do rapaz (não precisa ser nenhum hacker, basta usar o google) e vcs verão que ele não é nenhum pobrezinho que estudou em escola pública e conseguiu tudo com o esforço próprio. Logo, ele que peça ajuda pro papai, que tem dinheiro de sobra. (depois da pesquisa vcs vão entender o porquê da ajuda pro papai).
Vejo que de esperto, você não tem nada, aprenda a ler e interpretar o que lê, pois pelo que vejo você ainda não sabe nada, volte ao google, leia, releia depois dê seus comentários ou se não entender, volte para escola de novo e peça ajuda a quem sabe, um dia você vai aprender algo de útil na sua vida e saber usar de maneira coerente e sábia, se algum dia leu o viu algum processo, tenho absoluta certeza que não entendeu nada, kkkkkkk.
kkkkk, ri stella, ri. Acho que vc não aprendeu a ler ainda, aliás, vc deve saber a ler, mas não sabe interpretar (analfabeta funcional, se é que vc sabe o que é isso, rsssss). O processo que vc citou está no meu comentário abaixo (acho que vc não leu, ou melhor, leu e não soube entender). Aprenda: a violência é a arma dos ignorantes (eu apenas critiquei a conduta do rapaz com argumentos e vcs, perdidos, passaram a me insultar). estou analisando os fatos e ingressarei com uma ação judicial em face da senhorita. Discussão sim, insultos não. continua rindo.
Cara, onde você ”pesquisou” essas informações? Saiba que pode ser processado por calúnia, difamação e assédio moral.
Ser humano como você, sem humildade e respeito não chega a lugar nenhum.
Caro, google. Acho que o seu grau de conhecimento jurídico é pífio, mas eu te ensino: assédio moral é a coerção oriunda do superior hierárquico sobre o subordinado (o jegue, não sou chefe dele). Calunia, difamação e injúria são crimes contra a honra, seja subjetiva ou objetiva… chega, ensinar anencéfalo a ler é impossível. Só pra terminar: A constituição me dá o direito à crítica, o único requisito é o não anonimato. Assim, como as informações estão no google (são públicas) posso falar o que eu quiser.
Complementando, no ano passado ele ganhou uma ação de alimentos, no qual o executado (pai dele) foi-lhe obrigado a pagar R$5926,00, que corrigidos devem dar uns R$7000,00. Isso sem falar na pensão mensal que ele ainda ganha que pelos meus cálculos giram em torno de R$1800,00 a R$2000,00. Oras, quer apostar quanto que tem gente que ainda vai doar o dinheiro e encher o bolso dele.
O cara foi admitido em 7 universidades americanas, premiado na olimpíada brasileira de Astronomia, aprendeu Inglês sozinho(e fala muito, muito bem) já o escutei e não distinção alguma de um nativo, seja em questão gramatical e ate mesmo sotaque e tudo isso sendo aluno de escola pública. Vocês ainda o criticam mandando trabalhar e parar de “esmolar”?! Pelo amor.
Esse País só valoriza vagabundo, mulher nua e mensaleiros. Jovens diferenciados e esforçados são criticados sem pena.
Nagib e Justo, quero saber se vocês conseguiram 10% do que ele conseguiu, não, quero saber se vocês seriam aceitos por apenas uma universidade americana.
Se não fazem melhor, não critiquem.
Ele está pedindo dinheiro para construir ideias para melhorar nossa País, não pra pagar multa por ter roubado.
Nossa se ele conseguiu tudo isso e não consegue um patrocinio qualquer pra ir fazer seus estudos? Duvido que seja tão pobre assim. Se na base da “meritocracia” ele chegou até ai que continue nela, agora quer solidariedade? Que liberalismo mais sem vergonha é esse? De ocasião? Quando não dá na meritocracia vai na solidariedade entre “irmãos”? Todos os brasileiros querem ter a oportunidade dele, ele não é nenhum ungido.
Carissimo Iago. Gostei da iniciativa. Estou torcendo para que vc consiga fazer esta viagem. Sou Brasileiro e vivo na Jordania ha 6 anos. Conheço pessoalmente um dos palestrantes que e`daqui mesmo. Infelizmente nao posso te ajudar financeiramente, mas se precisar de algum suporte aqui na Jordania, entra em contato.
Prezado Thiago,
Responderei em meu nome, mas acho que também falo por alguns.
Não vem ao caso o destino do dinheiro… tanto faz se é pra pagar multa do STF ou passeio na Jordânia. Em ambos os casos, é esmolar pelo dinheiro alheio.
Mesmo que o Iago tivesse descoberto a cura do Câncer, ainda assim eu teria uma vantagem gigantesca em relação a ele e a muitos outros “heróis” brasileiros: eu nunca pedi dinheiro pra ninguém. Nunca precisei da esmola alheia pra bancar meus caprichos. Aos 12 anos de idade eu pedi um compasso suíço Kern ao meu pai. Ele recusou. Disse pra eu me virar sozinho. Foi a melhor resposta que ele poderia me ter dado.
Descolei um bico de fim-de-semana como ajudante de ajudante (rs) de fotógrafo em casamentos e, em pouco tempo, já havia conseguido juntar o necessário para comprar o tal compasso.
Tomei gosto por ganhar dinheiro e, desde então, nunca mais parei. Graças a Deus, sempre ganhei minha própria grana. 😉
Se eu pudesse dizer algo de útil ao Iago, eu lhe diria o seguinte: para ser um líder global, é preciso antes ser um homem de verdade. E homens de verdade não pedem esmolas; antes, ganham seu próprio dinheiro.
É isso.
Abraços!
Nagib.
Creio eu, que você ainda não aprendeu o que é ser um homem de verdade, pois para ser um homem de verdade, é preciso ter em 1º lugar, ter idéias próprias e não falar pelos outros, pois todos os outros, ao qual você descreve acima, devem ter suas próprias opiniões, e acho que não precisaria da sua para indagar qualquer outro tipo de comentário, posso dizer que o que seu pai fez com você, foi o correto, siga o exemplo dele, quem sabe será um grande homem um dia.
Mais insultos Stella?
Não tem argumentos stelinha, entao nao tem civilidade para discutir. Vai aprender a ter educação e discutir com ARGUMENTOS. Quem insulta é por
Não tem argumentos stelinha, entao nao tem civilidade para discutir. Vai aprender a ter educação e discutir com ARGUMENTOS. Quem insulta é porque nao tem argumentos
Só uma última coisa: a falida União Soviética tinha CENTENAS de medalhistas em olimpíadas de Matemática.
E daí? Que contribuição toda essa gente deu ao próprio país?
Nenhuma.
Apesar de todos os seus “gênios”, a URSS literalmente caiu de podre.
Resumindo, ganhar olimpíadas é importante, mas é o de menos. Importante mesmo é saber transformar esse talento em progresso econômico para o país. Em outras palavras, importante mesmo é fazer conhecimento virar dinheiro.
Coréia do Sul é um bom exemplo disso.
Infelizmente, Iago e seus fãs estão mais para União Soviética do que para Coréia do Sul.
Pobre Brasil.
Nagib.
Você deveria ter nascido na Coréia do Sul em vez do Brasil, pois se vocês estudou, deveria saber que aqui temos grande gênios, ao qual fizeram muitas benfeitoria, e pelo seu comentário, para muitos sua pessoa não fará falta aqui no Brasil, nem ontem, hoje e nem amanhã.
Stella, leia o texto da Sabine sobre “quem não sabe debater, xinga”.
Vai-lhe ser útil, com certeza.
Um abraço!
Nagib.
a questão não é o texto de Sabine, mas sim comentários feitos pelo senhor, simplesmente negativo, se não tem o que dizer, creio eu que sua melhor resposta é não comentar, assim poderemos dizer que é uma pessoa sábia…..
Nagib, podemos mesmo comparar a URSS com o Brasil? Os intelectuais de lá saíram do país por outros motivos. Digo isso porque sou neta de uma intelectual russa. Eu não deixaria de investir em um medalhista no Brasil porque na URSS os intelectuais fugiram do país… abraços, Sabine
Sabine, não se trata de uma comparação entre países, exatamente. O que eu quis dizer é que a mera existência de intelectuais, sem uma infraestrutura econômica que lhes dê sentido, é algo incapaz de impulsionar um país.
Os soviéticos tinham grandes cientistas? Sem dúvida. Mas todo esse talento, quando descontextualizado de um determinado contexto econômico, torna-se algo simplesmente “inútil”, digamos assim.
Sozinho, o gênio não faz nada. Ele só toma posse de sua verdadeira dimensão quando inserido num contexto econômico que lhe favoreça, e que lhes permita dar vazão a tudo o que podem, sabem e devem fazer pela sociedade em que vivem.
Essa é uma das muitas lições que o século XX nos deixou, concorda?
Nagib.
Nagib, concordo. Mas por isso devemos deixar de investir naqueles que se destacam e que, por exemplo, ganham medalhas em olimpíadas? Vamos investir em quem, então? É justamente em quem se destaca nos estudos que devemos investir! abraços, Sabine
Olha, Sabine, eu não sou especialista em políticas públicas; as opiniões que formei são baseadas apenas nas coisas que vi, ouvi e li.
De qualquer forma, meu ponto de vista coincide com o que se pratica no Oriente: do ponto de vista de uma nação pobre (e esse é o caso do Brasil), o prioritário não é investir numa dúzia de medalhistas olímpicos de Matemática. O que interessa mesmo é que os milhões de trabalhadores do país saibam calcular direitinho uma regra de três, ou uma porcentagem.
São pretensões bem modestas, reconheço, mas, do ponto de vista de uma nação que hoje é subdesenvolvida, essa é uma estratégia que, a meu ver, faz todo sentido do mundo.
60 anos atrás, Coréia do Sul, Cingapura e Taiwan eram milhares de vezes mais pobres do que o Brasil. Para virar esse jogo, eles não investiram na construção de centros de ensino de excelência, nem em competições de Matemática: eles apostaram no básico.
Deram uma sólida formação básica em Matemática ao seu próprio povo. Com esse básico muito bem ensinado, todo o resto foi consequência.
Quando um país pobre se preocupa muito com o medalhista e pouco com a massa, o que acabará acontecendo é que o país continuará industrialmente pobre, e, no futuro, o “passe” desse medalhista acabará sendo comprado por um país rico, que lhe oferecerá boas condições de emprego e de vida. Desse modo, o país pobre acaba subsidiando a riqueza do país rico. É uma transferência de riqueza (material e humana) de quem tem menos para quem tem mais.
Medalhistas não são a causa da riqueza de um país. Eles são a consequência.
PS: Quero deixar bem claro que não tenho nada contra medalhistas. Eu mesmo já fui um deles.
Meu nome foi citado levianamente por alguns. Sendo assim, me vejo no direito de responder.
Em primeiro lugar me causa estranheza em sujeito com 20 anos, portanto um adulto, pedir dinheiro a estranhos como um indigente. Vejam que não se trata de empréstimo. Ele não pretende pagar pela ajuda no futuro. É esmola mesmo!
Acredito que uma pessoa nessa idade, supostamente tão qualificada, não teria dificuldade em conseguir dinheiro de uma maneira mais honesta. Lembremos ainda que o dito cujo estuda Economia, o que não deixa de ser irônico.
A história toda é hilariante. Imaginem, poderíamos criar o seguinte anúncio nos classificados da Folha: “Adulto, economista, qualificado e bilíngue, necessita de dinheiro. Podem depositar na conta xxx. Obrigado”.
Sempre achei que um líder deveria ser um indivíduo virtuoso do ponto de vista moral, alguém em que todos pudessem se espelhar, uma pessoa capaz de mobilizar povos inteiros e levá-los à glória. Nunca imaginei um líder pedindo dinheiro nos semáforos da cidade de São Paulo.
Porém, me lembrei que estamos no Brasil, um país que escolhe seus presidentes mais pelos seus defeitos do que pelas suas virtudes…
Um forte abraço a todos!
Meu caro creio que de onde veio ou no meio ao qual vive, as pessoas devem te aturar e não gostar, pois com essa forma de pensamento, não chegará a lugar algum e talvez não saiba o significado da palavra indigente e honestidade, pois se soubesse não escreveria, acho que na escola que estudou, não o ensinaram tal significado ou você é completamente alienado na língua portuguesa, cara volta para escola novamente e tente pelo menos aprender algo que lhe seja útil, porque, com esse pensamento mesquinho, só chegará a algum lugar com o papai e mamãe empurrando, posso dizer isso sim é hilariante, se não conseguir, tente nascer de novo, quem sabe apareça um ser humano mais um pouco inteligente, se não ajuda então não critique.
O seu comentário é tão ridículo que me fez rir muito. Obrigado!
Justo, acho que seu nome deveria ser outro em vez deste, quem sabe injusto, cairia muito bem a você, pois com essa forma de pensamento, tem todo direito de rir, principalmente quando se olha no espelho, você deve morrer de gargalhada, pois sabes o que vê logo em frente…kkkkkk.
Ri muito com sua indagação negativa sobre o empenho de que é e sempre será um vencedor, aliás o oposto de você.
forte abraço….
Engraçado a Stella só xingou o cara ao invés de refutar seus argumentos, ou seja, nao tem argumentos
Concordo, já citei isso várias vezes. A Stella se limita a insultar os comentários e até agora não trouxe nada coeso. Estou cético quanto a maioridade civil dela.
Justo.. Você é uma pessoa infeliz, frustrada e portanto presta seu tempo a criticar e apontar falhas.
Desconhece a história do rapaz, chama-o de ”pedinte”. Esmola é uma coisa, fundraising é outra.
Nossa sociedade é egoísta, descrente, e hipócrita.
Desculpe pela sua infelicidade, busque ajuda.
Abraços.
Ora, você diz que vive numa “…sociedade egoísta, descrente e hipócrita” e eu é que sou o infeliz? Ri muito com o seu comentário também.
É dissoq ue to falando para os “iguais”, entre os “pares” é “fundraising”, para os desconhecidos é esmola. Nós nunca seremos uma nação mesmo. Meritocracia a todos menos aos meus “iguais”. Pra estes é fundraising
Aluno da USP faz vaquinha para participar de evento na Jordânia; ajude | Abecedário – Folha de S.Paulo – Blogs louis vuitton wallet gjfulsrykfbzphsobwgpt louis vuitton outlet authentic psmkwwmcbpdwjxdq
Aluno da USP faz vaquinha para participar de evento na Jordânia; ajude | Abecedário – Folha de S.Paulo – Blogs louis vuitton belt for men dkxgsfzfdhtszb cheap louis vuitton purses rzgrnfgcfpppgsfgmonh
Aluno da USP faz vaquinha para participar de evento na Jordânia; ajude | Abecedário – Folha de S.Paulo – Blogs Incredible quest there. What happened after? Thanks!
Eu me pergunto: Cadê a Fundace nessa hora??? Ela bem que podia arcar com esse custo que o Iago precisa.
bacana artigo, obrigado e queremos mais! Adicionado ao FeedBurner.