Fui a Cuba e não entendi se a educação naquele país é boa mesmo
O mundo é cheio de verdades que as pessoas repetem sem pensar. Um bom exemplo disso diz respeito à educação de Cuba.
Sempre ouvi que Cuba tem uma dos melhores programas de educação pública do mundo, com professores altamente qualificados e índice zero de analfabetismo.
Pois bem. Fui a Cuba, visitei algumas escolas, falei com pessoas, mas não consegui entender, afinal, quão boa é a educação naquele país.
Aparentemente, os cubanos são educados (no sentido de instruídos). Não é difícil achar cubanos que falam inglês fluentemente –e outras línguas como português e italiano.
Cuba, no entanto, não participa de exames internacionais de avaliação de educação como o Pisa, da OCDE, que avalia conceitos ligados a línguas, matemática e ciências.
Pelo Pisa sabemos que a educação no Brasil é muito ruim e que países orientais como Japão e Coréia do Sul têm indicadores cada vez melhores.
Mas não temos dados sobre Cuba. Logo, não temos condição de comparar a ilha a outros países.
ALFABETIZAÇÃO
De acordo com o governo cubano, a taxa de analfabetismo no país está zerada desde a revolução da década de 1950, que levou Fidel Castro ao poder.
O próprio Che Guevara teria sido um dos principais nomes no trabalho de alfabetização dos adultos que estavam nas tropas da revolução.
Para se ter uma ideia do que isso significa, no nordeste brasileiro um em cada quatro homens adultos ainda é analfabeto. Ou seja: o Brasil está longe do analfabetismo zero.
O problema é que Cuba é uma ditadura e os únicos dados oficiais existentes são justamente os do governo. Lá, ninguém contesta esses dados.
Mas os dados estão corretos? Ninguém sabe.
ESCOLAS
Nos dias em que estive em Cuba para um especial de Turismo da Folha publicado nesta quinta-feira eu visitei algumas escolas.
Não é difícil achar escolas na capital cubana: elas estão em todos os lugares. São construções simples, que precisam de tinta e de reforma. Muito parecidas, aliás, com as escolas públicas do Brasil.
Os “laboratórios de informática” têm computadores com cara de anos 80, sem conexão com a internet –novamente em um cenário muito parecido com o brasileiro.
A diferença essencial é que em Cuba os professores são muito mais valorizados do que em terras tupiniquins.
Docentes cubanos ganham salários semelhante a de médicos. E, mais importante: os professores são valorizados na sociedade cubana. É nobre ser professor.
Eu também passei pela Universidade de Havana e conversei com docentes cubanos.
O que eles me mostraram foi uma vida acadêmica ativa e, inclusive, internacional: uma das docentes com quem conversei já tinha vindo fazer pesquisa no Brasil.
ÍNDICES
Mas como avaliar a produção acadêmica de Cuba se o país não possui indicadores internacionais?
Hoje, não consigo saber se uma universidade de Cuba é melhor ou pior do uma instituição brasileira, norte-americana ou até mesmo chinesa porque Cuba não participa de bases de dados internacionais e nem de rankings universitários.
O que sei é o que me contam: que as escolas de medicina e de cinema de Cuba são in-crí-veis. São mesmo?
Como é possível ter ótimas escolas e universidades em um contexto de ditadura? Já escrevi sobre isso anteriormente ao me referir à boa qualidade das universidades chinesas (leia aqui).
DITADURA
Em Cuba os estudantes não têm liberdade de expressão, a imprensa não é livre e todos os livros comercializados são controlados pelo Estado.
Cuba é também um país em que os estudantes não podem fazer pesquisa na internet porque as conexões são raras em pleno século 21.
Mas é também um local em que quem tiver boas notas terá acesso à educação independentemente de origem ou de renda familiar.
Voltei de Cuba com a mesma pergunta que tinha quando cheguei no país: a educação cubana é boa?
Não sei. O governo não nos deixa saber.
Sabine, logo de cara você matou a charada: é impossível um país sob ditadura ter um ensino que preste.
A História é prolífica em exemplos dessa natureza.
Do Brasil dos militares até a União Soviética dos bolcheviques, o bom ensino é uma das primeiras vítimas dos regimes totalitários.
Não há como se ter uma instrução de qualidade num país em que o Partido pensa pelo cidadão.
O problema é que a esquerda latino-americana (e sobretudo a brasileira) detém um certo monopólio sobre a produção nacional de cultura. Por causa desse monopólio, a esquerda destila suas mentiras que, como sabemos, tornam-se “verdades” após serem repetidas um número suficientemente grande de vezes.
Por isso muitos ainda crêem na lenda de que, em Cuba, a Educação e a Saúde têm padrão escandinavo.
Parabéns pela coragem de lançar a dúvida no ar. Já passou da hora de acabarmos com as muitas farsas que rodeiam o regime dos irmãos Castro.
A medicina cubana é muito avançada, pergunte ao Hugo Chávez.
absalão, absalão!, esse nome continua fazendo estripulias… Observe que a medicina brasileira também matou tancredo, alencar, mario covas…
E também salvou Lula, Dilma e Lugo. Eles não bestas, correram para o Sírio Libanês…
ERRATA: Eles não SÃO bestas, correram para o Sírio Libanês…
Pois é, absalão: matou os bons e salvou os malas…
Heloisa Vianna, a medicina brasileira (leia-se INPS, antigo SUS) me deu um filho com paralisia cerebral, por descaso e/ou incompetência, durante o parto de minha mulher…O prontuário dela foi extraviado, o que comprova a lambança da “obstetra”/”maternidade”…
A medicina preventiva de Cuba é sim muito avançada, uma das melhores do mundo, agora medicina curativa é outra coisa…
Agora eles são seguidores do ditado “É melhor prevenir que remediar”…
Se Cuba tem uma das melhores medicina preventiva, logo podemos concluir que sua educação é de qualidade…
Pra quem acha que o estado interferindo nos meios de comunicações atrapalha o desenvolvimento, o Brasil também passa por isso, pois nossa TV só passa carnaval, futebol, putaria e Regina Case, e jornais manipulados…
Antes uma ditadura comunista que uma democracia escravista, onde o cidadão trabalha sete meses pra pagar impostos que não retornam a população, só enche o bolso de políticos corruptos…
Quero parabenizar o comentário do amigo Matt, temos que ter receio nas colocações. Nenhum país é perfeitamente soberano na perfeição. Cuba tem seus aspectos negativos e também os positivos. A medicina preventiva de cuba é fantástica e o Brasil caminha a passos muito curtos nessa área, pois a cultura do nosso governo e população é essencialmente curativa e é esse pensamento que torna medicina uma mercadoria cara. Uma pequena parcela dos médicos aqui acham necessário trabalhar na atenção básica, logo se especializam em áreas cujo foco é a estética e diagnosticar fica em segundo plano. O programa saúde da família é falho em prevenção, a cultura médica é de obter lucro com essa cultura. População esclarecida sabe que prevenir é uma solução inteligente.
Sobre a ditadura cubana, não sei o que é uma ditadura hoje em dia! Viver num país que se diz democrático, mas vivemos uma pseudodemocracia ou viver num país ditador cujo 48 de 100 alunos chegam ao ensino superior como cuba. Abraços
Interessante, porque no Brasil não se vive sob uma ditadura e a educação é pífia.
Isso mesmo.. Sabine percebeu logo no início. Quando ela observou que o cubano é educado (no sentido instruído da palavra). Ela percebeu que não é difícil encontrar cubanos falando outro idioma. Concordo que ditadura não seja um modelo interessante de se viver, mas sobre Cuba, só tenho experiências de leituras e já vi e ouvi muitas críticas negativas, mas quando chega às questões básicas, percebo que a crítica mais adequada é de forma positiva. Por enquanto continuo acreditando que Cuba tem seus méritos em educação e saúde. Ah, em esporte também!
Um exemplo da educação brasileira são os comentários. O texto também não foi lá essas coisas, fincou-se, somente, na ideia de que para se confirmar se a educação seria boa ou ruim dependeria apenas de análise internacional. Que pena! Cuba tem sim um dos melhores sistemas públicos de educação e de saúde. Cuba fabrica anticorpos monoclonais que são a revolução na terapia contra o câncer; eles tem uma das melhores escola de imunologia do mundo. A jornalista se esqueceu de perguntar se há algum medicamento desenvolvido em Cuba e que é usado pelos EUA. Quanto desconhecimento!!! Quanta ignorância nos comentários…
Leia-se ESCOLAS
ATE QUE ENFIM ALGUEM QUE FALA ALGUMA COISA DECENTE.
Oque? Anticorpos Monoclonais, revolução em terapia de câncer???? Por favor, fabricamos Monoclonais em cozinhas aqui no Brasil e tu vem chamar isto de “revolução” de origem Cubana… rsrsrsrs
Sofrível isto!
Por que será que Cuba não é avaliada em “indicadores internacionais”? Porque são controlados pelo Banco Mundial, só por isso?! Tem razão, amigo! A “repórter” deveria se informar um pouco melhor…
Esta cada vez mais difícil ler esse tipo de texto. A jornalista nem sabe como a educação cubana é avaliada e como erros de estagiário de redação. Texto para retardado mental.
Mauricio, como a educação cubana é avaliada?
Para quem gosta de organizações internacionais para atestar a qualidade…
Um total de 79 pescadores da cidade de São Gonçalo, estado do Rio de Janeiro, foi alfabetizado com o projeto “Pescando Letras”, desenvolvido a partir do método cubano para a alfabetização de adultos “Yo, si puedo” – cuja eficácia foi reconhecida por organismos internacionais como a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) –, segundo informou o site Cuba Debate. Fonte: OPERA MUNDI
Não existe fome e nem violência em Cuba, nem analfabetismo, e nem desemprego, não sei porque Cuba não é o melhor IDH do mundo, sendo somente o IDH melhor da América latina, se considerarmos o índice de Gini.
O que acontece em Cuba , é que o professor é responsável pelo que ensina . Se o aluno chegou ao fim do ciclo sem ter aprendido e ele não se deu conta disso , ele é responsabilizado por isso . Se vc. aprova um aluno , vc. está assinando e garantindo que ele entendeu e sabe aquele conteúdo .As aulas são planejadas em comum . Os prof. se reúnem toda semana para mostrarem uns aos outros o que será as aulas da semana.O governo (ditadura ) não interfere para dizer que alunos precisam passar sem saber , pois temos que bater a meta . Os alunos tem aulas de música , dança , canto e outras no segundo tempo na escola .professores que querem e precisam podem fazer cursos de aperfeiçoamento , por conta da ditadura , e depois repassam o que aprenderam para ostros grupos ,,,isso sem pagarem …Hoje por conta das dificuldades financeiras , já encontramos professores nem tão abnegados a profissão, mais ainda é muito forte o amor e o carinho a essa profissão tão sacrificada.Cuba é algo fora dos padrões e vc. só vai começar a entende-la depois de viver e conviver muito tempo por …Somente uma temporada para fazer uma matéria , não dá a ninguém o entender esse lugar maravilhoso e deprimente ao mesmo tempo.
“O mundo é cheio de FALSAS verdades que as pessoas repetem sem pensar “.
O Brasil é governado por politicos medíocres que nunca conseguirão conviver com uma sociedade com educação de primeiro mundo. Pessoas instruidas, são mais exigentes, e não interessa à maioria dos politicos, povo pensando nos reais problemas socio-culturais do pais. Enquanto continuarmos elegendos pessoas medíocres para nos representar, viveremos sempre numa ditadura cultural sem fim. O Brasil é melhor que Cuba, na questão da educação? Acho que sim, porque a liberdade permite que poucos se libertem …….
Basta uma palavra para explicar tudo: Ditadura.
E o interessante é que os que mais criticam a ditadura , que eu digo “ditabranda”, que houve no Brasil são os que mais apoiam a mesma em Cuba.
Imaginar que estudantes não tem acesso a Internet…
Nelson, não precisa ir muito longe para encontrar essas ‘pérolas’.
Logo abaixo, a dona Cristiane Batista jura de pés juntos que Cuba não é uma ditadura! E se for, não tem problema!
Hipocrisia é isso aí…
Acrescento: http://www.city-journal.org/2014/24_2_havana.html
“Docentes cubanos ganham salários semelhante a de médicos. ” Segundo o professor do Núcleo de Estudos Cubanos da Universidade de Brasília (UnB), Hélio Doyle , um médico em Cuba recebe em torno de US$ 250 dólares (R$ 552,50) – menos de 19 reais por dia. Como ter qualidade de vida com este valor, para uma família de 4 pessoas?
Se você tivesse acesso a educação, saúde, lazer, moradia e transporte gratuitos, além de comida subsidiada, viveria tranquilamente com R$559,00.. Agora se você quer ter carro do ano, viajar para Miami todo verão, ai não dá, resumindo, viver do consumo e da ostentação, não dá mesmo..
Acho que você realmente quer crer no que fala, no entanto você mesmo deu os argumentos para acreditarmos que a educação por lá é melhor do que a nossa.
Como foi citado:
1- Um grande número de escolas para atender a todos.
2- Os professores são respeitados e bem remunerados, há um investimento neste setor.
3- Ficou claro que a população é instruída
4- Eles falam outros idiomas com fluência.
5- Este eu cito por ter ido lá também, não se vê crianças no horário escolar pelas ruas, sem precisar pagar a bolsa que aqui no Brasil se instituiu para incentivar.
Índices existem para comparar países como você mesmo disse, mas como comparar um país que vive sob um forte embargo, impedindo também melhorias neste setor , principalmente na informática.
Nós vivemos 21 anos em uma ditadura e será que as consequências educacionais por aqui foram as mesmas??? De certo que não , falimos o setor público, como em artigo anterior você mesmo citou a USP, entre muitos outros.
Basta fazer a relação e ver que é melhor do que o Brasil , é pior que a Alemanha é claro, mas para um país pobre acima de tudo eles se saíram muito bem!
Os dados que ratificam os níveis de saúde e educação em Cuba são do PNUD. A ONU classifica Cuba em 50o. no IDH. Essa dúvida é lançada pela autora com dolo – tenho certeza que ela sabe disso. Há informações sobrando sobre indicadores oficiais de qualidade de vida em Cuba. É só procurar.
Em Educação e Saúde são muito superiores a nós, brasileiros. Visualmente, o país (Cuba) está caindo aos pedaços. Mas não se trata de um povo sem educação como nós. Aqui no Brasil as pessoas são mal educadas por iniciativa dos políticos que as querem assim, principalmente na hora de irem às urnas…Um povo bem educado tem discernimento na hora de votar e os políticos brasileiros nos querem bem alienados, sem poder de avaliação…É claro que os cubanos estão bem longe do ideal, principalmente por causa dos boicotes econômicos que sofreram. Mas Castro não é o louco que tentam mostrar. É um homem de boas ideias…Haja vista incomodar tanto Tio Sam com sua incômoda proximidade …
Claro que Castro é um homem inteligente. Está no poder há mais de 50 anos e ainda há quem o aplauda!
Stálin estava certo, a sobrevivência do regime depende mesmo dos “idiotas úteis”…
Absalão. Os de esquerda dependem dos idiotas úteis. Os de direita, de idiotas inúteis como você. Me tira uma dúvida: Você é aluno do Olavo de Carvalho ?
OC.
Não sou petista e nem votei na sra. Rousseff. Mas apoio a vinda de médicos cubanos para trabalhar nos confins desse Brasil afora. Imagino o sofrimento de uma amazonense grávida, ao desamparo, à beira do rio Amazonas, sem nenhuma condição de saúde e higiene.Um médico cubano( ou de qualquer outra nacionalidade) nesta hora faz a diferença…
Um fato que faz com que ribeirinho da Amazônia fique sem médico, por exemplo, é que centro como SP produzem políticos tão ruins que é preciso trazer médico de lá para ser governador
Na verdade não tem médicos nesses lugares porque um médico brasileiro só faz medicina pelo dinheiro. Então espera-se que o governo traga médicos de fora para solucionar os erros da ganância de médicos brasileiros.
Perfeito Emilio!
Os médicos cubanos são mais humanizados, atendem aos pacientes com dedicação, paciência, sem o “nojinho” que a maioria dos médicos capitalistas atendem.
Não é petista e não votou na Dilma. Mas tenta justificar a ditadura cubana.
Só isso já me basta para desconsiderar seus argumentos. Vá viver sob as “boas ideias” de Castro, então…
Absalão Bussamra (que nome!), não polarize, não seja radical. Seus comentários são muito apaixonados. Será que são bem embasados?…
Claro Sérgio. Há vários tipos de ditadura.
A do analfabetismo, a da miséria, a da insegurança, a dos barões da mídia, etc…
Umas se caracterizam por cercas de arame farpado. Outras pelo cerceamento da dignidade humana.
O Sérgio disse tudo: Cuba está caindo aos pedaços. Acabo de ver no YOUTUBE muitos vídeos sobre Cuba e Venezuela. Cuba é em 2014 a Recife pobre de 1950. A diferença é que Recife hoje é uma grande metrópole, ainda com uma periferia miserável. Eu penso que o fato de todos terem acesso à educação, inclusive medicina grátis, não torna a educação cubana excelente de forma nenhuma. Educação excelente produz tecnologia e ciência. Alguém dá notícias sobre a qualidade dos milhares de médicos cubanos no Brasil?
Vamos por parte: muitas escolas, sim; qualidade cada vez pior: ontem foi anunciado o fim dos dois turnos. Pessoas falando outras línguas, uma minoria como em qualquer lugar.
Professores bem remunerados, não, ninguém é bem remunerado lá. Já há muitos professores ensinando em particular, ilegalmente. Embargo não é forte. Cuba pode negociar com todo o mundo; até com USA em forma restrita. Desde 2000 USA é grande fornecedor de comida. O assunto é complexo; precisa pesquisar muito, o que eu faço. Saudações.
MAIS UM LIVRO-BOMBA! EX-GUARDA-COSTA DE FIDEL CASTRO REVELA O LADO OCULTO DO PSICOPATA DE HAVANA: LUXO, RIQUEZA E PRAZERES SEM LIMITE!
http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2014/05/mais-um-livro-bomba-ex-guarda-costa-de.html
Experiência interessante. Eu como professor gostaria de saber como deve ser o ensino de História e Geografia em Cuba, assim como a Educação Sexual nos países islâmicos. Com relação à universidade de Cuba, imagine apresentar uma tese de doutorado questionando o regime cubano: vai ser doutor ou não?
Pelo menos, as escolas não são como as do Maranhão, isto é, sem banheiro.
Nutro há muito o desejo de conhecer Cuba.
Tais questionamentos me ocorrem tb.
Mas uma certeza me assola,o Maranhão também é “governado”por uma ditadura…”sem banheiro”.
Olha, estive em Cuba por dois meses com o mesmo intuito, entender a educação cubana. Contudo minhas conclusões não se assemelham a da reporter em alguns aspectos. Primeiro, se ha uma ditadura em Cuba, deve ser a mais feliz do mundo, pois de todos os paises da região não conheço qualquer outro que tenha o grau de felicidade e liberdade que experimentam os jovens cubanos, as escolas são como extensões de suas casas, as escolas não são trancadas se mesclam a vida da cidade e ao espaço urbano e, mesmo com os parcos recursos que tem, desenvolvem pesquisas e trabalhos academicos de uma qualidade muito superior a vista em nossas terras,pois toda produção de conhecimento ali tem de ter sentido social, não um empilhado de teses esteriles a realidade. Tambem a convivencia social, o tratamento entre os estudantes é bem distinto do convivio agressivo visto em todo o sub continente no espaço escolar. A situação do professor é ainda mais distinta, valorizado e respeitado pela sociedade e em especial pelos educandos. A universalização do acesso a universidade criou um país de pessoas sabias e educadas, onde a violencia não tem o espaço cotidiano que vemos por aqui, afora que as debilidades fisicas, estado das escolas, acesso a internet…não são culpa do governo cubano, mas sim das terriveis pressões internacionais feitas pelo governo dos EEUU ha mais de 50 anos, atraves do Bloqueio Comercial imposto a Cuba.
Outro traço que salta aos olhos é a seriedade da educação cubana , o grau de organização e dinamica da educação publica, motivando a produção cultural,literaria e esportiva.
Enfim, ha debilidades, sobretudo do ponto de vista da estrutura concreta, contudo o conjunto de esforços ali é de um comprometimento bem alem do usual abandono em a educação publica vive no mundo todo. Quanto as “limitações” ditatoriais citadas, falta objetividade para escalrece-las, afinal, priorizar este ou aquele autor não significa falta de liberdade intelectual, afinal cada pais e governo definem seus pensadores simbolicamente a ser prestigiado, no caso do capitalismo por exemplo ha uma terrivel ditadura que impede o estudo de Marx, de Engels, de Lenin, pensadores que são a base do século 20, de maneiras que se faz uma universidade de geografia sem se quer tomar conhecimento das obras de Milton Santos, Ruy Castro…Onde ha uma classe dominante, ha uma linha teorica reinante e isto é do homem, da historia e da luta de classes que esta em processo neste momento historico.
Adorei suas observações , fui a passeio mas pude testemunhar esta felicidade no povo que vive por lá. Mas é verdade a falta de liberdade é o ponto fraco de Cuba , o ser humano precisa ter liberdade para crescer , uma abertura política no regime faria bem ao país!
O Muro de Berlim caiu em 1989 e ainda há quem insista nesse onanismo ideológico. Se os irmãos Castro fossem ditadores de direita, a opinião da dona Gaby seria BEM diferente. Mas como é uma ditadura de esquerda, AÍ PODE TUDO.
Se o socialismo é bom, por que tanto chororô com relação ao embargo econômico? Por que Cuba, tendo uma educação tão boa, não produz seus próprios computadores? Vamos enxergar o óbvio.
Lembrando que Cuba é livre para comprar QUALQUER produto, serviço ou tecnologia da China, parceira comercial histórica.
Mas os chineses só fornecem mediante pagamento… e cadê o dinheiro?!?
Esses nomes miranda (eurico?), absalão (absalão, meu filho…!), continuam causando estripulias! O Brazil também não produz computadores, neném! Eles são apenas montados por aqui, as peças são importadas, os processadores são um monopólio mundial da AMD e da INTEL…
Querendo desviar o foco, como todo esquerdista. Pergunto novamente: por que reclamar do embargo? Por que Cuba precisa dos EUA e não o inverso?
miranda (eurico?), Cuba precisa dos EUA pela mesma razão que o Brazil: eles dominam o mundo ocidental (comércio, indústria, serviços, comunicações, etc.). O embargo, meu caro eurico, impede que qualquer empresa que negocie com Cuba faça negócios com os EUA… É pouco?
Cara Heloisa, eu apenas acho que Cuba deveria escolher: ou é uma potência educacional ou é coitadinha. As 2 coisas não dá.
Dona Heloísa, a China produz computadores com tecnologia 100% própria, sem componentes do Tio Sam.
Basta o Fidel mostrar o dinheiro, que os chineses vendem! Mas essa é a parte complicada…
De resto, peço menos gracinhas e mais argumentos, ok?
Não, absalão (absalão, meu filho!…), a china não produz computadores. As CPU são um monopólio mundial da AMD e INTEL… Sem os processadores, não há computadores. Essa tecnologia AINDA é exclusiva…
Nao e’ monopolio, chama-se competencia.
Vale lembrar que O brasil teve a famosa reserva d emercado nos anos 80 e nao produziu nada!
“Não é difícil achar escolas na capital cubana”
“E, mais importante: os professores são valorizados na sociedade cubana. É nobre ser professor.”
“Aparentemente, os cubanos são educados (no sentido de instruídos). Não é difícil achar cubanos que falam inglês fluentemente –e outras línguas como português e italiano.”
“É um local em que quem tiver boas notas terá acesso à educação independentemente de origem ou de renda familiar.”
Até aqui não entendi que parte da educação ser boa você não entendeu, de acordo com a experiência que teve. Mas você é colunista e o que você viu não foi e não poderia ser o suficiente, precisa de dados oficiais. Aí “O problema é que Cuba é uma ditadura e os únicos dados oficiais existentes são justamente os do governo. Lá, ninguém contesta esses dados.”
É sua e nossa obrigação contestar os dados e avaliá-los. Mas não só em Cuba. No Brasil os dados oficiais não são os do Governo, ou baseados em relatórios feitos pelo Governo? Alguém os contesta?
Achei muito honesta a colocação de que você “não saberia” avaliar se a educação em Cuba é boa. Não se arrisca a dar essa resposta ao leitor. É uma discussão válida e importante ser apresentada ao leitor dessa forma, em forma de dúvida.
Mas se você foi a Cuba questionar uma verdade tida como boa, por que também não teve o mesmo olhar duvidoso sobre as coisas ruins? E por quê assume essa verdade como inquestionável para o leitor?
“Em Cuba os estudantes não têm liberdade de expressão” E por que devo acreditar que isso é verdade? Há dados? Pesquisas? Você conversou com eles sobre isso? Ou o Governo os proíbe de falar?
“Cuba é também um país em que os estudantes não podem fazer pesquisa na internet porque as conexões são raras em pleno século 21” – E quais são os motivos para isso? O Governo não quer dar acesso à internet aos cidadãos? Há problemas de tecnologia?
Se pretende lançar o debate sobre as “verdades” sobre Cuba, lance-o por completo e não só sobre as coisas tidas como “boas”. Desse modo, além de irresponsável, tendo a achar que está sendo leviana com o leitor. Aceitamos as suas dúvidas, compartilhamos delas, mas não nos faça engolir as suas certezas.
Parabéns pelo texto da colunista e mais ainda pelos sensatos comentários seus, Patrícia.
A única coisa que me atrevo a responder é sobre a internet cubana. Em 2012 estive por lá durante 2 meses, e a informação que obtive é que Cuba é impedida de comprar cabos de fibra ótica para ter uma internet rápida por causa do embargo comercial dos EUA; Cuba não pode comprar nada de nenhuma empresa dos estados unidos, e nem nada que tenha patente estadunidense.
Naquela época também, estavam começando a instalar cabos de fibra ótica na cidade de Santiago de Cuba, feitos com tecnologia venezuelana.
A respeito do embargo: Cuba trocou USA pela URSS e seu bloco; devia ter aproveitado esse tempo. (Sim, a iniciativa foi de Castro e Guevara, que achavam a URSS o futuro da Humanidade). Depois, o embargo sempre foi furado por diversos países. Canadá, México, Espanha no topo da lista. O mais importante centro científico, na área de medicamentos e vacinas, foi montado com equipamentos japoneses. Em 2000 a Venezuela de Chavez resolveu o problema básico, do petróleo. E para culminar, a partir de 2000 USA é um dos maiores exportadores de comida para Cuba. Além disso, mais de 1 milhão de cubanos moram em USA e enviam remessas para Cuba, que constituem uma das 3 fontes básicas de divisas: remessas dos emigrados, turismo (de muitos países) e exportação de serviços médicos e educacionais. Aliás, os resorts turísticos são copropriedade do Estado com empresas espanholas.
Gaby Claus, já que vc gosta tanto de Cuba, vá morar lá.
Detalhe: somente a elite tem condições de comprar pasta de dente, papel higiênico, sabonete e absorvente feminino e ……
Bons estudos …
Li em algum lugar na folha de hoje que em Cuba aceita-se sabonete como gorjeta. Além disso, a colunista, com todo o respeito por ela, foi ingênua ao afirmar que os professores são valorizados com salário de 225 dólares. Putz!
Os que dizem que os professores de Cuba são valorizados, quase igual aos médicos:
250 dólares por mês…
Que bela valorização…
Porque será que ninguém quer se transferir para trabalhar em Cuba como médico ou professor?
Saber línguas estrangeiras para poder se infiltrar melhor… e tentar expandir a “Democracia” cubana…
Gaby Claus, não fique espalhando por aí que Cuba é tudo isso.
Senão, vai aparecer um monte de suíços, dinamarqueses, suecos e noruegueses querendo ir morar lá. E se isso acontecer, não vai sobrar nenhuma vaguinha para nós, companheira!
Bom dia a todos! Gostaria de concordar totalmente com a leitora Débora Mello. Cuba mesmo com o embargo econômico, q não é brincadeira, promovido pelos EUA se sai muito bem na educação. Eu não sei o motivo da dúvida da colunista, não ter como aferir se a educação é boa? Pelo menos ela pode ver q não é ruim ou péssima como no Brasil. Computadores da década de 80? Esses da fotografia? Discordo! E tem algo q ela esqueceu de dizer, o acesso á livros é amplo… façamos um comparativo, cada 25 pesos cubanos equivale um CUC, ou seja um dólar, vc pode adquirir tranquilamente livros em uma livraria pública pior 1, 2 pesos cubanos e não são livros só de cuba, vc pode ter acesso a toda literatura mundial por esse preço. Estive lá e comprei uma mala de presente para a minha pequena!
Eu não acho q Cuba viva uma ditadura, mas caso seja, prefiro milhares de vezes a cubano do q a q vivemos durante 21 anos no Brasil!
O embargo só impede Cuba de negociar com os EUA. A ilha particular dos irmãos Castro é livre para se relacionar comercialmente com o RESTO DO MUNDO. Diz aí, qual produto ou serviço a China não oferece hoje em dia?
Engraçado é que ninguém falava do embargo quando Cuba era sustentada pela finada URSS. Só inventaram essa churumela quando a mamata de Moscou acabou.
E os “idiotas úteis” (expressão genial inventada por Stálin) acreditaram piamente…
absalão, absalão! Esse nome continua fazendo estripulias… É claro que o embargo comercial imposto a Cuba causou e causa enormes estragos àquele País. Desconfio até que o embargo contribui para a permanência da ditadura por lá…
Dona Heloísa, então me explica por que o Fidel não reclamava do embargo nos bons tempos em que recebia a gorda mesada de Moscou?
O embargo existe desde 1962, mas o Fidel só ocomeçou a reclamar dele em 1991… estranho, né?
Absalão, Absalão (mas que nome!), Heloísa Vianna tem razão. São os embargos econômicos que derrubam Cuba…
“vc pode ter acesso a toda literatura mundial por esse preço.”
MENTIRA.
Só pode ter acesso à literatura aprovada pelos censores do governo. Ou por acaso eu encontro títulos como “O Livro Negro do Comunismo” em Havana?
“Eu não acho q Cuba viva uma ditadura, mas caso seja, prefiro milhares de vezes a cubano do q a q vivemos durante 21 anos no Brasil!”
É aquele velho esquema:
Ditadura de esquerda PODE.
Ditadura de direita NÃO PODE.
Hipocrisia pouca é bobagem, né não?
‘ “Em Cuba os estudantes não têm liberdade de expressão” E por que devo acreditar que isso é verdade? Há dados? Pesquisas? Você conversou com eles sobre isso? Ou o Governo os proíbe de falar? ‘
Patrícia, concordo com você. A Sabine errou feio.
Era só ela ter ido ao Ministério do Interior cubano, por exemplo, pedir as estatísticas de quantos cubanos foram torturados e/ou assassinados por ter divergências com o regime, ao longo dos últimos anos.
Era só a jornalista ter pedido esses dados, e eles lhe teriam sido prontamente entregues.
Que falha, hein, Sabine? rs
André jogou uma bomba de hidrogênio, sem mais… hahaha!
Há pouco tempo, quando Lula visitava Cuba, morreu um preso político em greve de fome.
E o nosso “querido mestre” ignorou o fato. Lembras ?
É só um exemplo. São milhares.
Quantos morreram no mar para fugir do paraíso ?
Que bom que temos todos os números de todos que foram torturados e mortos na ditadura militar brasileira, não é mesmo, André?
Patrícia, temos mais do que números.
Temos a tal comissão da “verdade”, distribuindo brindes e benesses até a quem não merece.
Você imagina algo parecido em Cuba?
Eu não.
Nossa que visão mais capitalista segregacionista esta da repórter. Que parte de: Cuba sofreu um embargo econômico nos anos 50 pelos EUA e parceiros (ou seja quase o mundo todo) e tem dificuldade de acesso à tecnologia, meios de consumo e informação? Nem no governo Obama houve concessão…. Como sabemos se a educação é boa ? Pare de ser positivista mulher! Não se precisa de ranking e dados precisos coletados sobre índices de educação. Converse com um cubano sobre história, política ou até matemática. Diferentemente do Brasil ou dos países lindos que você diz ter uma educação numero 01. Vá a uma plantação de arroz no japão e pergunte a um camponês o que ele acha do governador de Tokio. Cuba vive uma ditadura? Pode até viver, mas de um governo preocupado com o povo, diferentemente das ditaduras que vivenciamos nos livros de história…
Affffe Maria………
A China é parceira comercial de Cuba e pode fornecer QUALQUER produto, serviço ou tecnologia. Mediante pagamento, é claro…
Engraçado que NINGUÉM falava do embargo quando Cuba recebia a gorda mesada soviética. Mas assim que a mamata de Moscou acabou, começou a choradeira…
“Cuba vive uma ditadura? Pode até viver, mas de um governo preocupado com o povo, diferentemente das ditaduras que vivenciamos nos livros de história…”
Novamente, é aquele velho esquema:
Ditadura de esquerda PODE.
Ditadura de direita NÃO PODE.
Hipocrisia pouca é bobagem, né não?
O que é uma boa educação? Aprovação em vestibular, desempenho, rankings internacionais? E quanto à cidadania, participação efetiva na comunidade, nível de leitura, e outros fatores impossíveis de serem medidos quantitativamente?
Fico imaginando como é exercer a cidadania numa ditadura…
Como assim?
Que matéria pífia hein….tecnologia anos 80….Não tem uma única linha sobre a capacidade de resistência de um País, que desde 1962, sofre com um bloqueio econômico, comercial e financeiro dos EUA, sob o argumento da “ameaça cubana”.
A única ameaça é que Cuba pode mostrar ao mundo que existe vida fora do Capitalismo.
Mas de novo esse papo de embargo?
A China é parceira comercial de Cuba e pode fornecer QUALQUER produto, serviço ou tecnologia. Mediante pagamento, é claro… mas cadê o dinheiro?!?
Engraçado que NINGUÉM falava do embargo quando Cuba recebia a gorda mesada soviética. Mas assim que a mamata de Moscou acabou, começou a choradeira… hahaha!
absalão, absalão! Esse nome continua fazendo estripulias… É claro que o embargo comercial imposto a Cuba causou e causa enormes estragos àquele País. Desconfio até que o embargo contribui para a permanência da ditadura por lá…
REPITO: essa desculpa esfarrapada do embargo só apareceu após o fim da mesada soviética.
Enquanto o ouro de Moscou sustentou Cuba, os irmãos Castro estavam cag*ndo e andando para o tal embargo. Curioso, né?
absalão, meu filho!…, vamos pôs as coisas no lugar: 1º) o embargo dos EUA causou e causa danos a Cuba; 2º) talvez o embargo esteja contribuindo para a continuidade daquela ditadura.
Ótimo artigo! … e como amostra da nossa educação “democrática” e mais uma vez nos curvamos a somente pensar, falar e não refletir sobre aquilo que lemos!!
É incrível, ainda existem pessoas não sabem que em Cuba não há liberdade de expressão, aquilo é uma ditadura comunista e neste tipo de regime as pessoas não podem se expressar sob pena de irem presas, o comunismo é um regime que só interessa aos comandantes, o comunismo cassa todas as liberdades individuais, censura tudo, confisca, tortura, não há liberdade de imprensa, política ou religiosa, comunismo é um lixo.
André, não seja ingênuo… eles sabem direitinho como é a ditadura cubana.
Só que como é uma ditadura de ESQUERDA, não tem problema.
Entendeu agora?
Nunca fui a CUba, mas olhei atentamente as fotos postadas no site e fiquei impressionado:
Fotos de um país pobre, mas não há sujeira na rua, não há sinais de violência urbana (incrível), não há sinais de usuários de drogas e o povo parece feliz!
Não conheço a educação por lá, mas os cubanos com quem convivi aqui no Brasil são muito cultos e fraternos.
Parecem não possuírem o medo e a tristeza (travestida de raiva) que percebo nos comentários do Absalão..
Fiquei com vontade de conhecer o país, e verificar se isto tudo é verdade… Torço para que seja.
Abraço fraternos
Carlos, a sensação de segurança em Cuba é impressionante. É possível caminhar à noite sem medo, as casas ficam abertas. Praticamente não há assaltos!
Tristeza é atacar os meus argumentos dessa forma rasa e vazia, só porque discordo de você.
Aprenda a debater, meu chapa.
absalão, no aeroporto de Havana há um painel com a seguinte frase: “ESTA NOITE, milhares de crianças dormirão nas ruas, nenhuma em Cuba”. É para meditar sobre o nosso Brazil…
Luciano, em que ano você está?
“Resistência” a quê?
Ao bem-estar? Ao progresso econômico? À livre-iniciativa? À capacidade criadora do ser humano?
Como é possível, depois de toda a miséria que foi a experiência cubano-soviética, depois de todos os trocentos milhões de mortos que o socialismo produziu durante o século 20, uma pessoa decente ainda ser capaz de defender aquele bando de assassinos psicopatas? Será possível que você (e outros) realmente ainda não conseguiu entender que o socialismo foi (e é!) a mais feroz dentre todas as máquinas de matar gente?
Você e outros alucinados aqui deste blog deveriam ir urgentemente a um bom terapeuta, tratar da cuca.
Não é possível.
Ou vocês estão doentes, ou então estão tirando sarro da cara de todo mundo. Tiram a paciência de qualquer cristão.
Peloamordedeus.
PERFEITO!
Que as viúvas do Muro de Berlim leiam, reflitam e AVANCEM, pois estão paradas em 1989.
os professores sao valorizados igual os medicos ganhando 50 reais por mes kkkk grande valorizacao
Vagner, embora não pareça, não existe paralelo entre uma pessoa bem sucedida financeiramente e seu nível intelectual. Há indivíduos inteligentíssimos e competentes que não enriqueceram. E vice-versa…
Vagner, a riqueza intelectual de um homem está abrigada em seu próprio cérebro. E não em sua conta bancária. Existem verdadeiras “topeiras” com gordos saldos bancários. É ingênuo e primário presumir que os indivíduos de alto nível intelectual são bem situados financeiramente. Nem sempre assim acontece…
Lamentável que seja em Cuba, na China, nos EUA, na Alemanha ou no Brasil, o erro filosófico crasso é sempre o mesmo: a confusão entre educação e instrução! Precisamos lembrar/saber que o Brasil tinha um Ministério da INSTRUÇÃO até o início do século passado (1935)! Com o advento das ditaduras pelo mundo, descobriram que poderiam “educar” o povo, algo que facilitou, e muito, a “domesticação” para seguir dadas ideologias. Nesse ponto, saíram com essa: por que não alterar o nome dessas entidades públicas para Ministério da EDUCAÇÃO??!!
“Educação”, no contexto global, sempre está à serviço de interesses ideológicos autoritários e/ou totalitários! Vide um dos comentários aqui lançando uma dúvida sobre o ensino de valores morais dos islâmicos!!! (hein????)
Professor (em qualquer nível) NÃO DEVE SER – nem tentar ou ter que ser – educador!!! Mas, os pais sabem que ficam em posição bastante cômoda ao jogar esse peso nas costas deles…e isso ocorre em Cuba, na China, nos EUA, na Alemanha, no Brasil, por toda parte do planeta…infelizmente…
Por isso que eu destaquei que os cubanos parecem educados no sentido de instruídos.
Mas que artigo “fraquinho”, para escrever o que vc escreveu não precisaria ir a Cuba.
você respondeu a sua própria pergunta, ao afirmar que há muitas escolas, professores valorizados e que todo cubano terá acesso à universidade…
Isso significa acesso universal à educação e não educação *de qualidade*.
Rosa, isso significa acesso universal à educação e não educação *de qualidade*.
Não sabe se é boa a educação?! Onde não há liberdade de expressão e de pensamento, não há formação de cidadãos. Não entendi tanto rodeio. Fidel se sustenta de propaganda, que engana somente os idiotas úteis.
Essa Sabine é uma humorista!
Diz ela que os professores ganham tanto quanto médicos. Pois é, só faltou dizer que ambos ganham dezenas de vezes menos do que uma prostituta… Grande valorização!
André, não há nada de humor aqui. Médicos e professores têm os salários mais altos de Cuba. Para você pode parecer pouco, mas na sociedade cubana são esses profissionais que têm o melhor estilo de vida. abs,
Sabine
Diz aí, Sabine, quem pagou tua viajem? Ficou hospedada em um hotelzinho maneiro? Não vou perguntar se pegou umas médicas prostitutas porque geralmente elas são oferecidas aos homens. Você não sente vergonha de ir passear em um campo de concentração. Imagina um lugar tão bom que um sujeito dispõe-se a enfrentar um mar repleto de tubarões, durante 4 dias!!!, com uma prancha de windsurf, para escapar de lá?
André, fui a Cuba para fazer uma ampla e analítica cobertura jornalística sobre o país, coisa que imagino que você não tenha visto. Se fosse preciso, iria a Coreia do Norte, ao Afeganistão e até a Marta para fazer boas matérias. Isso se chama jornalismo. Mando abaixo os outros textos sobre Cuba, caso tenha interesse em ler.
Em transição, Cuba renova paisagem com novos hotéis e carros modernos
http://www1.folha.uol.com.br/turismo/2014/05/1457769-em-transicao-cuba-renova-paisagem-com-novos-hoteis-e-carros-modernos.shtml
Assédio a turistas é parte do folclore para quem visita a ilha de Cuba
http://www1.folha.uol.com.br/turismo/2014/05/1457791-assedio-a-turistas-e-parte-do-folclore-para-quem-visita-a-ilha-de-cuba.shtml
Na orla de Havana, Malecón é o ponto de encontro da capital cubana
http://www1.folha.uol.com.br/turismo/2014/05/1457812-na-orla-de-havana-malecon-e-o-ponto-de-encontro-da-capital-cubana.shtml
Resorts em Cayo Largo não oferecem ‘experiência cubana’ de Havana
http://www1.folha.uol.com.br/turismo/2014/05/1457816-resorts-em-cayo-largo-nao-oferecem-experiencia-cubana-de-havana.shtml
2014! Meu Deus, 2014! e a ladainha continua a mesma de 1917!
Essas visitas guiadas aos países comunistas com o intuito de deslumbrar os idiotas úteis são promovidas a um século e ainda tem quem acredite. Os nazistas também promoviam visitas guiadas aos seus campos de concentração modelo. Tinha gente que voltava impressionada com a humanidade deles.
Se a educação de Cuba fosse boa já estaríamos vendo os resultados…
Deveríamos ter descobertas científicas feitas em Cuba, grandes pintores e músicos de Cuba, grandes médicos de Cuba, entretanto, nessa área, para curar Fidel tiveram que chamar um médico espanhol e Chavez foi para lá se tratar e morreu em poucos meses.
Se a educação de Cuba fosse boa o governo teria deixado fazer o Pisa… q é uma competição, e o governo cubano gosta de ver cubanos competindo mundialmente.
Se a educação de Cuba fosse boa a economia cubana estaria bem e Cuba seria uma nação desenvolvida, entretanto, Cuba é um país miserável.
Bem, arnaldo, certamente você deve ter alguma fonte secreta de informações… Agora a ONU divulga o ranking do IDH sistematicamente. Nele, Cuba está 58º lugar e o Brazil em 85º… Talvez você não saiba o que significa IDH, nesse caso posso desenhar…
Heloísa, se é verdade que educação gera bem-estar, e se é verdade que o ensino de Cuba é muito bom (maravilhoso, segundo alguns), então por que Cuba vive na mais miserável das pindaíbas?
Quero entender. Desenhe pra mim, por favor.
Ao chegar em Havana, no aeroporto há um imenso painel com a seguinte frase: “Senhores visitantes, esta noite milhares de crianças dormirão nas ruas. Nenhuma em Cuba.” Fico pensando no nosso Brazil… E também na sua mentalidade…
Minha mentalidade? Não há nada de errado com ela, Heloísa. Eu não me presto a ser “advogado” de carniceiros, como você.
PS: Na sua próxima vez em Cuba, ouse pensar nos dissidentes que viraram comida de camarão.
E a propósito: se Cuba é tão bom, tão melhor do que o Brasil, então mude-se para lá.
É um favor que você vai fazer a este país de “fascistas”, chamado Brasil.
André, mas que resposta grosseira…Heloísa Vianna antes de tudo é uma mulher…Argumentos deselegantes carecem de boas fundamentações…
Sérgio, fique na sua. A conversa não é com você.
Bem, na próxima vez que você estiver no seu carro e parar em algum sinal de trânsito, algumas crianças ou pedintes virão pedir esmolas. Doravante, ajude-os… Quanto a Cuba, todos sabemos que é uma ditadura. A questão é que resolveu alguns grandes problemas que ainda envergonham o Brazil: não há analfabetos lá, não há crianças de rua, a violência e crimes quase inexistem, e o IDH medido pela ONU e o 58º, enquanto que o Brazil é o 85º…
Heloísa,
Se Cuba é assim tão bom, então por que os haitianos (veja bem: haitianos!) vieram em massa para o Brasil, e não foram em massa para Havana?
Estamos aqui num debate ridículo.
É óbvio que Cuba é um lixo político, e só gente muito maluca, muito ignorante ou muito mau-caráter é que ainda defende assassinos como Fidel Castro.
Ponto.
Durante a ditadura brava, continua uma versão apenas mais branda, era difícil encontrar crianças em sinais pedindo, pois todo policial podia lhe aplicar uns tapas e prender por vadiagem. Portanto, há coisa que a ditadura pode fazer e enganar os incautos como se fosse obra da educação. Além disso, se procurava pela família e a tendência era ¨aconselhar¨ a mãe a não ter mais, pois não tinha condições nem de criar os que já tinha. Por falar nisso, como se identifica como mulher, deverias saber dos índices de abortos em Cuba, pois agora é até o governo que faz questão de ostentar esses. Como se explica isso, sendo mulher cubana, como todos, tão amorosos até com as dores do mundo, como nosso coitados ribeiros da Amazônia que estão sem médicos, pois dos poucos que tinham esses preferem é ir para Brasília e ainda querer ser governador em outras plagas?
Se vc tivesse estudado lá, entenderia. Estudou aqui, por isso tem dificuldade de entender…
Bertha, não tenho dificuldade de entender. Eu não consigo simplesmente analisar a educação cubana porque não há dados disponíveis. E se não posso mensurar, não posso avaliar.
Sabine, os dados sobre a Educação em Cuba você mesma pode gerá-los, convivendo por um bom tempo por lá…Até porque as pesquisas oficiais nem sempre são confiáveis (leia-se IBGE, etc, no Brasil, sempre se desdizendo…)
Além disso, tem um detalhe muito importante: todo governo totalitário sabe, de cor e salteado, que é através da educação que se consegue fazer a lavagem cerebral dos futuros cidadãos (ou apoiadores) do regime.
Por isso, é de interesse supremo do regime cubano que realmente haja uma escola em cada esquina. Eu não duvido disso.
O problema, no entanto, é o tipo de conteúdo que essas escolas ensinam: marxismo para “niños”.
Quanto à questão dos vários idiomas, que alguém comentou anteriormente, é o seguinte: um povo saber diversos idiomas não pode ser tomado obrigatoriamente como indicador de ensino de qualidade, pois muitos países-ilhas daquela região desfrutam desse mesmo perfil “poliglota”. Justamente por isso, inclusive, é que, mesmo antes de Fidel (aliás, bem antes de Fidel!), o cubano típico já falava mais do que um idioma. Portanto, é claro que esse aspecto dos idiomas não constitui, por si só, uma evidência em favor do ensino cubano.
Oi Sabine,
Recentemente uma tese sobre educação que li, apresentou uma tabela sobre países latino-americanos com dados de um estudo da UNESCO de 1997. Nela Cuba foi classificada em 1º lugar na 3ª e 4ª séries do fundamental. Mas a fonte é indireta, pois remetia ao livro “Avaliação, ciclos e promoção na Educação” de Franco & Bonamino e não ao estudo da UNESCO. A tese está disponível na rede: “Fatores associados ao desempenho escolar nas disciplinas de matemática e de português no ensino fundamental: uma perspectiva longitudinal” de Danielle Pereira, a tal tabela está na p. 9.
Em uma perspectiva um pouco mais pragmática, qualquer experiência educacional bem sucedida interessa ao Brasil, pois os nossos resultados na educação são ruins. Uma vez que pode-se encontrar países capitalistas (Japão, Coréia do Sul), capitalista de estado ou socialista de mercado [ao gosto do freguês] (China), estado de bem estar social (Finlândia) e talvez até socialista (Cuba), parece-me que o regime não é o determinante absoluto dos bons resultados na educação. Além disso, nenhuma solução externa pode ser aplicada sem adaptação às nossas peculiaridades.
Apoio sua opinião…Boas experiências em Educação podem ser copiadas. Mas devem ser adaptadas à realidade de cada país…Sinto saudades de Darcy Ribeiro/Brizola com suas experiências educacionais criando CIEPS, no Rio de Janeiro, nos anos 80.Ignoro o motivo de tão boa experiência não ter decolado…Acredito que bons planejamentos educacionais são boicotados pelos próprios políticos brasileiros, que não se interessam em dar continuidade. A fim de conservar a população ignorante…Por isso não sou contrário a Fidel. Pelo menos, seu povo teve acesso à Educação…
Rubens MS, uma população bem educada sabe exatamente em quem votar. E isso incomoda muitos políticos brasileiros mal intencionados…
Quem quiser saber mais sobre Cuba, em vários aspectos, pode gastar alguns minutos lendo este relato precioso: http://www.city-journal.org/2014/24_2_havana.html
A repórter tentou matar dois coelhos com uma cajadada só. Além de tentar criar uma desconfiança em relação à educação cubana, tentou incluir e reforçar o estereótipo sobre a região do nordeste brasileiro – a de que o analfabetismo reina. Os dados do Mapa do Analfabetismo no Brasil, produzido pelo Inep e publicado em 2003, diz que dos cinco estados com maior índice de analfabetos dois estão na região sudeste – São Paulo e Minas – e três na região nordeste. Dos municípios que tem a maior concentração de analfabetos no Brasil, 13 estão em São Paulo, sete no Rio de Janeiro e 11 na Bahia e em Pernambuco.
Isso quer dizer que o analfabetismo no Brasil é um problema geral. Mas como essa elite do sudeste ainda quer manter e reforçar os estereótipos sobre a região nordeste, nem citam as mazelas do sudeste. As escondem, na verdade, ou utilizam quando convém.
Caso tenha curiosidade de se informar melhor, segue o link do Inep.
http://www.publicacoes.inep.gov.br/arquivos/%7B3D805070-D9D0-42DC-97AC-5524E567FC02%7D_MAPA%20DO%20ANALFABETISMO%20NO%20BRASIL.pdf
Fábio, você sabia que São Paulo tem mais nordestinos do que o próprio Nordeste?
Me desculpe André, mas isso não justifica o fato de termos alto índice de analfabetismo no país. Assim como em São Paulo há inúmeras pessoas do nordeste, nesta região há muitos paulistas, gaúchos, mineiros, capixabas, etc. Há péssimas escolas tanto em estados nordestinos quanto nos estados do sudeste e sul. Há ótimas escolas também em todos os territórios. Só não dá mais para aceitar é esse discurso que vem do outros estados em relação ao nordeste.
Bem… aí é como no caso de Cuba.
Se muitos criticam, deve haver algum motivo.
Se fidel realmente gostasse de cuba teria dado liberdade a todos apos dar a educacao.
Afinal pessoas bem educadas sabem escolher.
Sendo assim, se ele nao confia nas pessoas para serem livres, e’ porque a educacao e’ um lixo.
logiquinha simples.
Dica: reflita seu artigo inteiro, mais uma vez, sob a ótica de um embargo econômico aplicado à ilha…
Sinceramente, acho impressionante que, em pleno século 21, a gente ainda seja assombrado por essa porcaria de modelo cubano.
Embora eu realmente tenha gostado da atitude da Sabine (que, como boa jornalista, se deu ao trabalho de fazer as malas e ir até Havana, ver de perto o que se passa por lá), o fato é que nós, a sociedade brasileira, já deveríamos ter sepultado HÁ SÉCULOS essa lenda da saúde e da educação cubanas.
Era para nós estarmos olhando para a Noruega, para a Coréia do Sul, e não para um cadáver insepulto como a ilha de Cuba, governada há décadas por uma gangue de psicopatas assassinos.
Pior de tudo é saber que aqueles carniceiros ainda contam com muitos e muitos defensores, por esta América Latina.
Espero que daqui a 5 mil anos a gente consiga sair dessa prisão mental. Que horror.
Até agora não entendi porque meu comentário não foi publicado. Não há nada de ofensivo, muito menos calunioso. Está dentro do debate da matéria. Sinceramente, apenas apresentei dados sobre analfabetismo no sudeste do Brasil que a repórter omitiu. Tentou matar dois coelhos com uma cajadada só, como se diz. Tentou-se desqualificar a educação cubana e ainda reforçar estereótipos em relação ao nordeste brasileiro.
Fábio, nenhum comentário feito neste blog é apagado. Abraços, Sabine
Obrigado por tê-lo publicado Sabine. Reclamei porque tinha visto que outros comentários tinham sido publicados e o meu não. De qualquer forma, obrigado.
Todos os primeiros comentários de uma pessoa vão direto para moderação. Às vezes demora um pouco para que sejam aprovados porque eu não fico 24 na frente do computador (: Depois do primeiro comentário aprovado, os demais entram automaticamente.
O seu artigo me lembra o caso de uma menina que morreu recentemente no Paraná por causa de uma meningite . Ela foi consultar vários médicos e nenhum deles foi capaz de diagnosticar o problema. Tudo isso por causa da dificuldade de ENXERGAR além de nosso umbigo. Você mesmo cita varias das razões do porquê a educação em Cuba é uma das melhores de nossa América. Mas tudo isso não é suficiente para seus olhos, e sobretudo, para se posicionar. Você precisa de estatísticas internacionais e não do que você está vendo. Assim como aqueles médicos que não sabem detectar uma gripe se não tem o laudo de um laboratório. Triste jornalismo! Tristes médicos!
Nossa, um texto como esse é um desserviço, se fosse o editor, não deixaria ser publicado. A colunista não precisaria viajar a Cuba para escrever isso. Risível!
Silvia, não entendi sua crítica. Por que risível? Por que você não concorda? abs, Sabine
Sabine, pra demonstrar que a Silvia é uma maluca, diga quais são os seus conhecimentos em educação, porque se não o fizer, é risível mesmo. O assunto não é para paraquedistas. De nenhuma coloração ! Abç
Meus conhecimentos? Bom, cubro a área, tenho um doutorado na área e dois livros — sendo um deles finalista do prêmio Jabuti. Isso serve?
Talvez a publicação do Banco Mundial te ajude a saber… Em relatório anterior o mesmo Banco Mundial já elogiava os tais índices secretos do governo maldoso ditatorial de Cuba. O embargo dos EUA que é boa política, não é mesmo? Enfim, dá uma lidinha no resumo do relatório do banco Mundial, colei os trechos que aparecem Cuba… e se quiser se aprofundar no assunto, existem estudiosos como um tal de Carnoy que publica pela Universidade de Stanford, essa instituição tem índices internacionais né? daí você pode debater academicamente com ele…
Carnoy, M. (2007), Cuba’s Academic Advantage: Why Students in Cuba Do Better in School,
Palo Alto, CA, Stanford University Press.
“En la actualidad, ningún cuerpo docente de la región (con la posible excepción
de Cuba) puede considerarse de alta calidad en comparación con los parámetros
mundiales, si bien durante la última década algunos países han logrado mejorar la
calidad de los profesores y los resultados de aprendizaje de los estudiantes, especialmente
Chile.” p.2
En la actualidad,ningún sistema escolar latinoamericano, con la posible excepción del de Cuba, estácerca de mostrar los parámetros elevados, el fuerte talento académico, las remuneraciones altas o al menos adecuadas y la elevada autonomía profesional que caracterizan a los sistemas educativos más eficaces del mundo, como los de Finlandia, Singapur, Shanghai (China),
República de Corea, Suiza, los Países Bajos y Canadá.” p.25
“Las investigaciones internacionales sugieren que los programas de formación centrados
en el trabajo que los profesores enfrentarán realmente en las aulas dan como resultado profesores más eficaces en el primer año y un mayor aprendizaje entre sus alumnos (Boyd et al., 2009).
Sin embargo, la mayor parte de los países de América Latina y el Caribe no establecen requisitos
mínimos de enseñanza práctica y dejan que las instituciones definan este tema. Como resultado, mientras que en Cuba, un país de muy buen desempeño, el 72 % del programa de educación docente se dedica a las prácticas en las escuelas (esto es, más de 5600 horas a lo largo de 5 años), los umbrales nacionales de otros países exigen mucho menos (gráfico R.17) p.27
http://www.bancomundial.org/content/dam/Worldbank/Highlights%20&%20Features/lac/LC5/Spanish-excellent-teachers-report.pdf
Acredito que muita liberdade sem disciplina também não é o caminho, pois, se analisarmos o acesso ao qual é destinado aos estudantes e que os mesmos não procuram fazer uso, tem levado à uma legião de alienados. Isso atrelado a pouca importância que o país tem dado aos professores.