Abecedário

Universidades, escolas e rankings

 -

Produzido pela repórter Sabine Righetti, blog esmiúça dados do RUF (Ranking Universitário Folha) e de outras avaliações de educação, além de abordar o que acontece nas salas de aula do ensino infantil à universidade.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Evento gratuito traz filmes sobre educação em São Paulo

Por Sabine Righetti

Quem gosta de educação e de cinema tem uma boa oportunidade para juntar os dois assuntos de uma só vez.

O festival Ciranda de Filmes traz na semana que vem uma série de curtas, médias e longas nacionais e estrangeiros –de países como França, Argentina e EUA– sobre educação.

Os filmes serão exibidos de 31 de março a 3 de abril, no Cine Livraria Cultura. A entrada é gratuita. Veja a programação aqui.

Entre os destaques nacionais está a animação “O menino e o mundo”, de Alê Abreu. O filme chamou atenção da crítica internacional e recebeu prêmios importantes, como melhor animação no Festival de Cinema de Havana (leia sobre o filme aqui).

O menino e o mundo (Brasil, 2013) 

Também está no festival um documentário brasileiro sobre as escolas públicas Vocacionais. Esses espaços foram fechados durante a ditadura militar e são lembrados até hoje como ponto máximo da escola pública de qualidade no Brasil.

Vocacional – Uma Aventura Humana (Brasil, 2011)

Entre os estrangeiros, o meu preferido é a animação “O menino e a floresta”. É a história de um menino que cresce isolado em uma floresta ao lado apenas do pai –e dos espíritos da floresta.

Trata-se de uma fábula sobre a muitas vezes espinhosa relação entre pais e filhos.

O menino e a floresta (Le jour des corneilles – França, 2011)

Além dos filmes, haverá debates com especialistas em educação sobre as produções exibidas (veja os nomes na programação).

De acordo com a organização, os filmes abordam fundamentalmente três temas: nascimento e infância, espaços de aprendizagem e educação e espaços de transformação.

Anotem na agenda:  festival Ciranda de Filmes, de 31 de março a 3 de abril, no Cine Livraria Cultura.

Eu, cinéfila e apaixonada por temas de educação, estarei lá.

 

Blogs da Folha