Evento gratuito traz filmes sobre educação em São Paulo
Quem gosta de educação e de cinema tem uma boa oportunidade para juntar os dois assuntos de uma só vez.
O festival Ciranda de Filmes traz na semana que vem uma série de curtas, médias e longas nacionais e estrangeiros –de países como França, Argentina e EUA– sobre educação.
Os filmes serão exibidos de 31 de março a 3 de abril, no Cine Livraria Cultura. A entrada é gratuita. Veja a programação aqui.
Entre os destaques nacionais está a animação “O menino e o mundo”, de Alê Abreu. O filme chamou atenção da crítica internacional e recebeu prêmios importantes, como melhor animação no Festival de Cinema de Havana (leia sobre o filme aqui).
O menino e o mundo (Brasil, 2013)
Também está no festival um documentário brasileiro sobre as escolas públicas Vocacionais. Esses espaços foram fechados durante a ditadura militar e são lembrados até hoje como ponto máximo da escola pública de qualidade no Brasil.
Vocacional – Uma Aventura Humana (Brasil, 2011)
Entre os estrangeiros, o meu preferido é a animação “O menino e a floresta”. É a história de um menino que cresce isolado em uma floresta ao lado apenas do pai –e dos espíritos da floresta.
Trata-se de uma fábula sobre a muitas vezes espinhosa relação entre pais e filhos.
O menino e a floresta (Le jour des corneilles – França, 2011)
Além dos filmes, haverá debates com especialistas em educação sobre as produções exibidas (veja os nomes na programação).
De acordo com a organização, os filmes abordam fundamentalmente três temas: nascimento e infância, espaços de aprendizagem e educação e espaços de transformação.
Anotem na agenda: festival Ciranda de Filmes, de 31 de março a 3 de abril, no Cine Livraria Cultura.
Eu, cinéfila e apaixonada por temas de educação, estarei lá.
Projeto dessa envergura e alcance invejável deveria percorrer o Brasi, de norte a sul, leste a oeste, pois tem contribuição cujos conhecimentos não se constroem em sala de aula. Os educadores ficariam eternamente gratos.
Muito interessante, vou tentar participar e levar os meus filhos.
G
ostei muito das amostras, vai ser um sucesso. Pena que não teremos aqui no Rio de Janeiro. Abraços.
este tipo de amostra devia ter em todo Brasil